ESTÁ CHEGANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO DO DISK ÁGUA OÁSIS... AGUARDEM AS GRANDES NOVIDADES...

O QUE VOCÊ PROCURA SOBRE "AGUA" MINERAL ESTÁ AQUI! "Sua saúde passa por aqui!
*" Confiança não se compra, nem tem preço, por isso todos preferem - Oásis Disk Água. O Disk 10. "
*2015 vai ser um ano repleto de saúde, realizações e sucesso.
*O calor chegando... dá-lhe verão..., vamos tomar água. E em 2015 que acaba de chegar... muita água mineral.

OÁSIS: 18 ANOS LEVANDO SAÚDE PELA ÁGUA PRÁ VOCÊ. FELIZ ANO DE 2015.


sábado, 30 de outubro de 2010

JÁ TOMOU ÁGUA HOJE?

A água potável é um alimento indispensável para o funcionamento adequado do organismo.

Você sabia que a água tem papéis fundamentais no nosso corpo? Para se ter uma ideia de como a hidratação é importante para nossa sobrevivência, imagine que um homem poderia viver cerca de 2 a 4 meses sem consumir nenhum alimento (dependendo das suas reservas de gordura), mas não sobreviveria mais de 5 dias sem beber água.

A nutricionista Marcia Nacif* conta que a água é o maior componente do organismo, chegando a representar entre 50 e 65% do peso de um adulto. “Dentre as diversas funções da água, pode-se destacar o auxílio no transporte de nutrientes, na manutenção da temperatura do corpo e na formação de  tecidos  do corpo”, explica ela. 

A água participa ainda de todo o processo digestivo: inicialmente, como parte da composição da saliva, auxiliando na mastigação e na deglutição do alimento; no estômago, contribui para a formação do bolo alimentar que é transportado para o intestino; no intestino, a água participa da absorção dos nutrientes, assim como na formação e eliminação das fezes.

A recomendação sobre a ingestão diária de água varia de acordo com fatores como: sexo, idade, peso, temperatura ambiente e tipo de atividade física de cada pessoa. Por exemplo: se considerarmos apenas sexo e idade, a necessidade de uma mulher de 30 anos será menor que a de um homem com a mesma idade. Mas se a mulher for gestante ou lactante terá suas necessidades aumentadas. A nutricionista esclarece que, para adultos em condições normais, de modo geral, recomenda-se a ingestão diária de 35 ml de água por quilo de peso. [Fonte:ww.nestle.com.br]

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ÁGUA NO CÉREBRO

Nós temos água no cérebro e na medula espinhal. Por que? Primeiro, para sustentá-los e amortece-los contra choques. Segundo, para "limpar" resíduos do metabolismo, drogas e outras substâncias que se difundem no cérebro através do sangue, além de servir como meio de difusão de células de defesa imunológica e de anticorpos. Terceiro, para nutrir o epêndima e estruturas periventriculares.
O fluído do cérebro é chamado de líquido céfaloraquidiano (líquor) ou fluído cérebro-espinhal. O líquor é um líquido claro, com pequenas quantidades de proteína, potássio, glicose e cloreto de sódio. Se o crânio for subitamente deslocado, a densidade do líquor serve para reduzir o impacto entre o encéfalo e os ossos do crânio, reduzindo por meio disso, danos concussivos. Se o cérebro ou os vasos sanguíneos que o irrigam aumentam de volume, o líquor é drenado e diminui a pressão intracraniana, para manter o volume constante.

O crânio é como uma "caixa rígida". Quando a pressão intracraniana é aumentada (por injúria ou hidrocefalia), o crânio se torna excessivamente preenchido com tecido cerebral inchado, sangue, ou líquor e pode aumentar a pressão sobre o tecido cerebral. A pressão intracraniana aumentada pode causar mudanças nas respostas dos pacientes incluindo agitação, confusão, resposta diminuída, e coma.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

COINCIDÊNCIA CURIOSA

Curiosa Coincidência



Proporção de Água no Corpo Humano igual a no Planeta Terra

Distribuição da água no corpo humano
Cérebro: 75% 
Pulmões: 86% 
Fígado: 86% 
Músculos: 75% 
Coração: 75% 
Rins: 83% 
Sangue: 81% 

Você sabia que...
Há 2.000 anos, a população mundial correspondia a 3% da população atual, enquanto a disponibilidade de água permanece a mesma?

A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou?

O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%?

Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993)?

No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d'água?

O homem pode passar até 28 dias sem comer; Mas apenas 3 dias sem água 

Você sabia que.... Nesse pinga-pinga... 
Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês - O que significa uma conta mais alta?

Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês?

E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício?

Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de tres caixas d'água?

Fonte: uniagua.org.br

ÁGUA EM PÓ

É uma substância absolutamente incomum, mas com potencial para ser quase tão útil quanto sua irmã mais molhada.A água em pó, ou "água seca", poderá ser usada para absorver e armazenar o dióxido de carbono (CO2), o gás de efeito estufa que contribui para o aquecimento global.
Usos da água em pó
Mas o pó brilhante, parecido com açúcar, parece promissor para uma série de outros usos. Por exemplo, na química verde, como um componente mais ambientalmente amigável para acelerar as reações químicas utilizadas para fabricar inúmeros produtos.
A técnica de fabricação da água em pó também poderá ser empregada para acondicionar e transportar líquidos industriais perigosos, que poluem o meio ambiente e causam grandes transtornos quando acontecem acidentes com vagões e caminhões que os transportam.
"Não há nada parecido como ela," disse Ben Carter, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, ao apresentar a água em pó durante a reunião da Sociedade Norte-Americana de Química. "Mas temos esperanças de ver a água seca fazendo grandes ondas no futuro."

CF 2011 = O MEIO AMBIENTE

A Campanha da Fraternidade 2011,(CF) organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que terá início em março do próximo ano, vai tratar da questão ambiental.
O tema escolhido é Fraternidade e a Vida no Planeta, apresentado nesta quinta-feira (21), tem o objetivo de colocar em discussão nas dioceses, temas como mudanças climáticas, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento, preservação da Amazônia, agronegócio, biodiversidade e a água.
De acordo com o presidente da CNBB, dom Gealdo Lyrio Rocha, a escolha do tema não guarda relação com o destaque que a questão ambiental tomou durante o período de campanha eleitoral no Brasil.
O seminário em Feira de Santana em preparação a Campanha da Fraternidade, sera realizado na segunda quinzena de novembro do corrente ano.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PARCERIA UNIVERSITÁRIA

Condições Especiais na Parceria Universitária x Oásis Disk Água. 3224-0100. Você acadêmico, professor ou mesmo funcionário de uma das Faculdades de Lages, ligue-nos e confira. Em breve nossas dicas no "blogger" e informativo da Parceria Universitária e tudo mais para você ficar mas experto com sua saúde.
Posted by Picasa

LIXO NA ÁGUA

A duração do Lixo na água: Luvas de algodão - 5 meses Jornal - 6 meses Fralda descartável - 450 anos Linha de nylon - 650 anos Bóia de isopor - 80 anos Garrafa Plástica - 450 anos Vidro - tempo indeterminado Lixo Radioativo - 250.000 anos Lata de Alumínio - 200 anos Caixa de Papelão - 2 meses Pedaço de madeira pintada - 13 anos As tartarugas marinhas morrem asfixiadas ao comerem sacos plásticos jogados no mar. Você já havia pensado que ao jogar o lixo na praia ou no mar, o ser humano está comprometendo o futuro dos animais marinhos e também o seu próprio? Todos esses lixos que são jogados nos mares e rios sujam nossas águas machucando e até matando peixes, golfinhos, tartarugas, entre muitos outros. O pior, é que muitas pessoas jogam lixo em qualquer lugar, sem saber o mal que estão fazendo aos outros, a si e aos seus descendentes. Por isso, quando você ver alguém jogando o lixo em lugar inadequado, lembre-o de que será muito melhor que nossos filhos recordem-se de nós pela nossa sabedoria, do que pelo lixo que deixamos de herança para eles.Ajude preservar nosso Planeta!

PROBLEMAS VINDO DA FONTE?

Pode as Águas Minerais vir com problemas da fonte?
Não. Devido aos cuidados super rigorosos que as empresas tem com a sua água e com a esterilização dos galões, isso é, na verdade, impossível. Os problemas que podem acontecer são devidos a:
Transporte incorreto da fonte para a distribuidora. Esse é um cuidado que o Disk Água Oásis (49) (3224-0100) tem, fazendo um controle no recebimento das bombonas da maneira mais correta possível. Armazenamento incorreto na distribuidora de água. O Disk Água Oásis armazena a sua água da forma mais cuidadosa possível e devido à sua alta rotatividade, as águas não ficam mais de uma semana na nossa loja.
Armazenamento incorreto na casa do cliente (ou empresa). As águas têm que ser guardadas em locais sem sol, sem claridade excessiva, arejados, longe do calor e longe de materiais de limpeza ou outras substâncias que possam contaminá-la.
Abertura incorreta dos galões. Alguns clientes, apesar de nossa orientação, abrem o galão cortando o plástico da tampa dos galões ao invés de removê-lo totalmente. Esse procedimento pode contaminar a sua água.
Problemas com a higiene na colocação dos galões. Os entregadores do Disk Água Oásis fazem, depois da higiene com álcool nos galões ao sair da loja, nova higiene com álcool na casa do cliente e instalam com todo cuidado e técnica.
Problemas com a limpeza dos suportes e com a colocação do galão no suporte. Os suportes devem ser limpos, no máximo, a cada 15 dias e os galões devem ser colocados nos suportes sem que fiquem espaços por onde possa entrar sujeira ou insetos.

APERITIVO x UÍSQUE

Dicas.

Não é só para beber...
A Água Mineral (o nome já diz: fonte de minérios) também deve ser usada para fazer café, chá, arroz, feijão, sucos, gelo e, principalmente, sua vida MUITO mais saudável.
Se eu fosse você, não utilizaria água da torneira para fazer gelo.
Para os apreciadores de um bom uísque importado, de uma boa vodka ou de uma bela caipirinha aqui vai um conselho: Não há nada melhor que utilizar Água Mineral para fazer pedras de gelo. Além de não alterar a qualidade de sua bebida ele ainda lhe fornece todas as propriedades terapêuticas que a Água Mineral pode lhe fornecer. Experimente usar uma com gás. Fica uma delícia!!! Compare e sinta a diferença!!!

AREIA MOVEDIÇA

A areia movediça é um fenômeno bastante conhecido em filmes e desenhos em quadrinhos, onde sempre alguém que cai na areia movediça é tragado até desaparecer, representando a falsa imagem de um fenômeno bastante perigoso. Na verdade, a areia movediça se forma quando o solo está saturado de água. Assim, finas e soltas partículas de areia ficam submetidas a um fluxo ascendente de água, reduzindo a fricção entre essas partículas e fazendo com que a areia tome uma característica semelhante a um líquido viscoso. Geralmente, esse fluxo de água responsável pela formação da areia movediça é proveniente da água presente no subsolo, podendo ocorrer em beiras de rios, praias, lagos e mangues. Esse fenômeno não é tão perigoso quanto se imagina. Na verdade, quem cair dentro de um poço de areia movediça não irá afundar, já que a densidade do corpo humano é menor, portanto a pessoa irá flutuar. Embora seja extremamente raro existir um poço de areia movediça capaz de caber uma pessoa dentro, deve-se tomar o cuidado de não fazer movimentos bruscos, pois quanto mais movimentada, mais viscosa ficará, porém, morrer tragado diretamente pela areia movediça é um fato fisicamente impossível. Os cientistas afirmam que uma pessoa que cai dentro da areia movediça tem metade do corpo afundado, porém ela não desaparece. Entretanto, a força necessária para retirar um pé preso na areia movediça é equivalente à necessária para levantar um carro médio. Assim, é aconselhável que a vítima não entre em pânico e que comece a balançar o pé, permitindo a entrada de água em torno dele e facilitando sua remoção.Sabia disso? O seu Disk Água Oásis leva mais informação prá você.(49)3224-0100 % saúde.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

GARRAFÃO COM PRAZO VENCIDO

A Água Mineral Imperatriz entende que a obrigação de receber procede, afinal temos que dar destino final aos resíduos sólidos produzidos pela nossa empresa.
Mas, também que receber o vasilhame para dar destino correto não quer dizer obrigação de troca por um novo.
O representante do Ministério Público nem por perto falou disso.
Então o nosso procedimento, continuará o mesmo:
Nós aceitaremos sim o garrafão vencido, mas NÃO TEMOS NENHUMA OBRIGAÇÃO LEGAL DE DISPONIBILIZAR UM NOVO DE GRAÇA.
Não há em nenhum artigo das duas portarias, tal determinação.
Aceitaremos os garrafões vencidos para providenciar o descarte correto dos mesmos.
Sugiro aos senhores, em manter o mesmo procedimento adotado até o momento para evitar futuros prejuízos.
Qualquer fiscalização ou consulta dos órgãos competentes, podem entrar em contato com o nosso Departamento Jurídico, Sr. Oberdan N. Vilain Jr,
que também é o nosso Diretor ComerciaL.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

EXPLORAÇÃO MINERAL NO PR

A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) no Paraná cresceu 5,2% em 2009 em relação a 2008. O Estado manteve-se na 12ª posição no ranking nacional em 2009.

As substâncias minerais que mais influenciaram a alta na arrecadação foram as rochas carbonáticas utilizadas principalmente na produção de cimento, corretivo agrícola e cal, além de rochas para a produção de brita, areia, ouro e água mineral.

Os dados fazem parte do estudo “Royalties e Compensação Financeira pela Exploração Mineral no Paraná - 2004 a 2009” realizado pelo geólogo da Mineropar, Marcos Vitor Fabro Dias.[Fonte:Ag.notícias do Paraná]

TURISMO TECNOLÓGICO

Em Mato Grosso, o turismo tecnológico envolve as cidades de Campo Verde e Dom Aquino e nele, o turista não é um mero expectador, mas interage com o manuseio do campo, acompanhando de perto todo o processo produtivo da lavoura, desde o plantio, colheita, armazenamento até o embarque das cargas. Integra o roteiro a visita à maior fonte de água mineral sobre o Aquífero Guarani, localizada em Dom Aquino, um complexo industrial com modernos equipamentos.

A intenção do roteiro é mostrar ao turista que procura por esse tipo de serviço como funciona na prática o processo de produção em uma fazenda de plantio de grãos, por exemplo. Já o roteiro Travessia do Pantanal.[Leia mais em www.jcoreio.com.br]

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ÁGUA PARA TODOS

Hoje, dia 15 de outubro, além de ser dia do Professor, também é Blog Action Day, um evento anual que reúne blogueiros de todo o mundo para discutir um mesmo tema comum no mesmo dia, para gerar discussão e criar conscientização. O tema deste ano é água limpa para todos. Potável, acessível. Neste momento, um bilhão de pessoas no planeta não tem acesso à água limpa e potável, água segura, que garante a vida. Participe, divulgue, visite blogs que fazem parte da campanha. Cuide do planeta, economize água, assine a petição. Faça o que você puder, mas faça parte.

domingo, 17 de outubro de 2010

SUFOCO DOS MINEIROS CHILENOS

Seus corpos estavam se consumindo. Crescia a angústia pela falta de ar e restavam apenas três rações de alimentos e 10 litros de água antes de serem contatados, 17 dias após ficarem presos na Mina San José. Os 33 trabalhadores contaram de maneira fragmentada como se organizaram para suportar a espera.

“Os primeiros 17 dias foram um pesadelo”, relatou o mineiro Juan Illanes, de 52 anos, após receber alta do hospital de Copiapó, no Chile setentional, para onde todos foram transferidos após o resgate de terça para quarta-feira passadas.

Nesses primeiros dias após o deslizamento que os sepultou a mais de 600 metros de profundidade, no fundo da Mina San José, faltaram notícias deles e acreditava-se que poderiam estar vivos em um refúgio de segurança ou ter morrido esmagados.

Mas, o colapso ocorreu 300 metros acima deles, porém sem alcançar qualquer trabalhador. Todos puderam se refugiar no abrigo que, entretanto, tinha poucas provisões, como algumas latas de atum e um pouco de leite.

“Estávamos esperando a morte. Estávamos nos consumindo”, afirmou o mineiro Richard Villarroel, sobre os dias em que estavam sen contato com a superfície. Mas, na penumbra, com temperaturas acima dos 30 graus e uma alta umidade, os mineiros organizaram-se para enfrentar esses primeiros dias, quando estavam sem qualquer certeza se seriam encontrados.

“A comida foi sendo distribuída em porções pequenas. A água também”, relatou Villarroel. Além da fome, a falta de ar no interior da mina os angustiava.

Quando tinham apenas 10 litros de água mineral, para racionalizá-la entre todos, começaram a beber água contaminada que estava em tambores e muitos começaram a ter dor de estômago.(...) Mas que bom que tudo teve um final feliz.

sábado, 16 de outubro de 2010

FALÊNCIA DE DISTRIBUIDORES

A Associação dos Distribuidores e Engarrafadores de Água Mineral do RS (Adam-RS), observa m crescente número de Distribuidoras fechando suas portas e isso se deve ao alto custo na troca dos vazilhames de Água Mineral. Só na Zona Norte de Porto Alegre 5 Distribuidoras demitiram seus funcionários e encerraram suas atividades neste mês de outubro.

A Adam observa também que está cada vez mais crítica a situação da falta de garrafões de Água Mineral no RS. Os Distribuidores tem ligado com frequéncia para a associação atras de informações e reclamam da dificuldade em adiquirir novos garrafões de 20 litros junto as indústrias .

A informação que nos repassam é que o prazo de entrega é de 60 a 90 dias, e isso acontece devido a reposição dos garrafões que a portaria 387 do DNPM exige.
[Fonte: Adam-rs.blogspot.com]

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MINAS EXPORTA ÁGUA

Dezesseis municípios mineiros, de diversas regiões, estrearam nas exportações ou voltaram a exportar no mês de setembro deste ano, entre eles Uberaba, que está exportando ovinos e caprinos vivos e Comercinho, no Vale do Jequitinhonha, que está exportando granito. Merecem destaques, ainda, os municípios de São Lourenço, no Sul de Minas, que está vendendo Água Mineral para o mercado internacional, enquanto Monte Sião, também no Sul do Estado, está comercializando produtos têxteis.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

BOUTIQUE DA TIMBU

Curitiba ganha a primeira Boutique de ÁGUA no Batel Soho: a Boutique Timbu. Uma loja conceito, com atendimento diferenciado, é a proposta da Água Mineral Timbu, indústria localizada em Almirante Tamandaré comandada pela empresária Maria Alice Silveira Carneiro. No dia 28 de setembro, a partir das 18h, um coquetel apresenta o novo espaço para clientes, amigos e imprensa e a partir do dia 29 estará funcionando para o público.

Na Boutique Timbu, além de água com a marca da empresa, com todas as embalagens disponíveis, um painel com fotos da indústria apresentará a fonte. As famosas águas Perrier, Panna e San Pellegrino poderão ser adquiridas na loja que contará com o serviço Timbu Express para o Batel Soho.

A entrega de água será feita com bicicletas diferenciadas, trazendo um charme a mais ao famoso bairro. A Boutique de Água fica na Rua Vicente Machado, 837.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

COML RÁDIO LOCAL LGS

PROIBIR A CLANDESTINIDADE

A população do Recife se acostumou a consumir garrafões de água mineral. Por causa dessa cultura em nosso Estado, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e do Sindicato das Bebidas do Estado de Pernambuco (Sindibebe) lançam campanha educativa para alertar sobre produtos clandestinos. 

A ação consiste em promover a Campanha do Selo Original, através da distribuição de panfletos para o público consumidor nas feiras públicas e os locais mais movimentados da Grande Recife. 

CARGA ROUBADA

Policiais do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) estouraram, na tarde desta terça-feira (05), um depósito que funcionava como local de descarga de produtos roubados, no bairro Terra da Mangabeira, no município de Arapiraca. Lá, a polícia encontrou um caminhão, três carros, 340 filtros de água mineral e 93 peças de rolos de tecidos.

De acordo com o tenente Duarte, do 3º Batalhão da Polícia Militar, os policiais chegaram ao local por meio de denúncia anônima. Os veículos, um Fiat Doblô, um Fiat Strada, um Corolla (com o chassi adulterado) e um caminhão, todos apresentam queixa de roubo, um em Alagoas e os outros no estado de Sergipe.

sábado, 2 de outubro de 2010

TERMAS DE JUREMA

... Dias inteiramente livres para usufruir tudo o que as Termas oferecem: Muita água, natureza, enorme área ajardinada onde a paz e a harmonia andam juntos. Piscinas cobertas e ao ar livre com água mineral, alcalina, bicarbonatada e sulfurosa, corrente térmica a 42 graus jorrando direto do subsolo, desfrutar das maravilhas do Fabuloso Parque Aquático com cascatas, bar aquático, e mais: banhos de lama negra, lagos e rios para pesca, banhos em cachoeiras, caminhadas pela fazenda, morro com mirante e barragem com queda d’água, passeios à cavalo e charrete, bicicletas, sauna, sala de massagem, sala de ginástica, boate, salão de jogos, etc...[Fonte:Morattiturismo.com.br]

ÁGUA QUE MATA

A mesma água que salva, se contaminada, torna-se um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Um estudo apresentado durante o Fórum Social Mundial  mostra que a má qualidade da água atualmente mata mais que conflitos armados: 34 mil mortes por dia. Só entre as crianças, são 2,5 milhões de vidas perdidas por ano, segundo relatório apresentado pelo PNUD.

Nessa guerra silenciosa, mata-se sem disparar um só tiro. A OMS afirma que,  mais de 2 bilhões de pessoas continuava sem acesso a água limpa em todo o mundo, e 5 bilhões não tinha serviços sanitários básicos. Um em cada seis terráqueos ainda é alvo fácil da desinteria, principal doença relacionada à água não tratada. O Brasil não está fora disso. Segundo o Ministério da Saúde, 65% das crianças que são internadas vão parar no hospital com infecções transmitidas por água de má qualidade. 


Além da diarréia - que, só no Brasil, mata 50.000 crianças por ano - epidemias de febre tifóide e cólera estão diretamente ligadas à contaminação da água. Para dar conta das centenas de microorganismos que podem provocar doenças no homem, uma substância é acrescentada a água há quase cem anos: o cloro. Além de extremamente eficaz, é um dos modos mais baratos de purificar a água. 



Usado em larga escala pela primeira vez nos EUA em 1908, o cloro é um dos principais motivos pelos quais hoje se vive tanto. No início do século XX, um americano vivia, em média, 45 anos — expectativa de vida comparável à da Somália atual. Hoje os americanos chegam aos 76 anos em média. É difícil imaginar quantos africanos poderiam ter sido salvos graças à água clorada. Certamente a conta envolveria centenas de milhões de vidas. 



Enquanto isso, os países latino-americanos, cometem-se verdadeiras barbaridades com a água tratada. Em 1991, o Peru interrompeu o uso de cloro no seu sistema de tratamento de esgoto, provocando uma epidemia de cólera que matou 10 mil pessoas em 19 países. No Brasil, litros e mais litros de água tratada com cloro — que poderiam estar salvando vidas — são gastas todos os anos em descargas e na lavagem de carros e calçadas.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

E NO BRASIL...

Atualmente muitos países já enfrentam problemas com a escassez de água. Mas o Brasil tem muita água, podem pensar alguns. É o Brasil realmente tem. A Amazônia, por exemplo, é portadora da maior bacia fluvial do mundo. Só que esses “muitos e maiores” são também aplicados às taxas de poluição e desperdício. Só para se ter uma idéia, apenas na região metropolitana de São Paulo, metade da disponibilidade de água está afetada pela existência de lixões sem qualquer tratamento sanitário*. A água contaminada é responsável pela transmissão várias doenças como desinteria e cólera, entre outras. 
Em outras regiões do Brasil a história não é muito diferente: metais tóxicos, como o mercúrio usado no garimpo, acumulam-se criminosamente em nossas águas. Para cada 450 gramas de ouro extraídos dos rios da Amazônia, o dobro de mercúrio é despejado na água resultando num cálculo assustador: cerca de 100 toneladas anuais desse metal envenenam a Bacia Amazônica.
No setor rural, lamentavelmente, é onde ocorre a maior taxa de desperdício por conta de métodos de irrigação não racionalizados. A grande quantidade de água utilizada no setor agrícola pode ser sensivelmente reduzida com a implantação de processos de irrigação bem planejados. O setor também contribui para o aumento da poluição, despejando nas águas os restos de pesticidas agrícolas.
E o que fazer? Temos de exigir que a administração do uso da água seja feita com responsabilidade. Além disso, cada um de nós, não importa nossa atividade profissional, somos seres humanos dependentes deste valioso recurso natural. Se em cada momento do nosso dia-a-dia, tivermos em mente que somos responsáveis pela nossa água do futuro, poderemos contribuir para garantir uma límpida e potável reserva.

ÁGUA EM NÚMEROS

A ÁGUA EM NÚMEROS

Estoque total de água do planeta: 1,5 bilhão de Km3
Volume mundial disponível para consumo: 
9 mil de Km3
Superfície da Terra coberta pela água: 
372 milhões de Km3
População sem acesso à água potável: 
mais de 1,4 bilhão de pessoas

Fonte: ONU