ESTÁ CHEGANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO DO DISK ÁGUA OÁSIS... AGUARDEM AS GRANDES NOVIDADES...

O QUE VOCÊ PROCURA SOBRE "AGUA" MINERAL ESTÁ AQUI! "Sua saúde passa por aqui!
*" Confiança não se compra, nem tem preço, por isso todos preferem - Oásis Disk Água. O Disk 10. "
*2015 vai ser um ano repleto de saúde, realizações e sucesso.
*O calor chegando... dá-lhe verão..., vamos tomar água. E em 2015 que acaba de chegar... muita água mineral.

OÁSIS: 18 ANOS LEVANDO SAÚDE PELA ÁGUA PRÁ VOCÊ. FELIZ ANO DE 2015.


terça-feira, 26 de abril de 2011

MATA ATLÂNTICA

Uma das maiores preocupações entre os ambientalistas mundiais é o desmatamento da mata atlântica, não só pela área envolvida como pela biodiversidade local. Dentre os problemas decorrentes da devastação está a diminuição das fontes de água natural.

Em Alagoas, uma empresa tem buscado retirar a matéria-prima da natureza e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação da mata atlântica. A água mineral da Frascalli está localizada no meio de uma reserva na Fazenda Pau Amarelo, em Rio Largo. São 250 hectares que compreendem 2 milhões e 500 mil m² de mata nativa.[Fonte:www.primeiraedicao.com.br]

sábado, 23 de abril de 2011

PÁSCOA 2011

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O 4° Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável acontece 

na próxima quarta (dia 27) em Belo Horizonte e vai debater como 

organizações fazem da sustentabilidade um ótimo negócio. 

Novos modelos de negócios e desafios derivados das restrições 

quanto às emissões de gases de efeito estufa, acesso à água 

e recursos naturais pelos diversos segmentos da sociedade

 serão discutidos no Sustentar. [Leiamais em:bagarai.com.br

FISSÃO NUCLEAR

Imagem IlustrativaFissão Nuclear: a mais perigosa, estúpida e cara maneira de ferver água.St. Augustine, Flórida, abril/2011 – Sou contra a utilização da energia nuclear para a produção de eletricidade desde que prestei serviços, entre 1975 e 1980, no Technology Assessment Advisory Council, um conselho de assessoria técnica vinculada ao Congresso dos Estados Unidos. Inclusive antes disso, para mim era evidente que a força nuclear é uma temível tecnologia militar que busca uma “segunda vida” no campo civil.
O plano de Dwight Eisenhower denominado “Átomos para a Paz” era a estratégia para subsidiar esta tecnologia, que nunca foi economicamente viável. Era dito que produziria eletricidade a baixíssimo custo. Mas ao público nunca foi dito tudo que havia para dizer: os riscos para a saúde e ambientais, e que não existiam planos para o armazenamento dos dejetos, que continuam radioativos durante séculos.
Estranhamente, para uma sociedade tão dedicada ao “livre mercado” como os Estados Unidos, a energia nuclear foi a primeira verdadeira indústria socialista, criada pelo governo, à qual foram dados subsídios de milhares de milhões de dólares e indenização por todos os riscos de acidentes graças à infame Lei Price-Anderson, que protege os operadores da energia nuclear diante de qualquer tipo de responsabilidade, e que é endossada aos contribuintes e às gerações futuras. As companhias privadas que operam usinas nucleares podem ter lucro com essa atividade enquanto os riscos são socializados.
Ainda não há solução para o armazenamento seguro e de longo prazo para os dejetos nucleares. Os Estados Unidos possuem 71 mil toneladas métricas desses dejetos localizados em tanques de água ao lado da maioria dos reatores. Este parece ser também o caso do Japão quanto aos reatores de Fukushima. Esses perigosos dejetos serão difíceis de transportar, se é que algum dia se encontrará um lugar seguro para depositá-los. As usinas nucleares devem ser desmanteladas depois de 25/30 anos, embora muitas delas, como as dos inutilizados reatores japoneses, tenham quase 40 anos de uso. Estima-se que o custo do desmantelamento equivale ao da construção das usinas.[Fonte:verde.br.msn.com/]

NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM

FotoNosso planeta tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o seu “nascimento”. A Terra tem 510,3 milhões de km² de área total, sendo que aproximadamente 71%  ainda é composto por água (1,59 bilhões de km³). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo, com a poluição dos rios e lagos este número está diminuindo cada vez mais.


Ao final de 2011, a população humana da Terra deve chegar a aproximadamente 7 bilhões de pessoas, com expectativa de vida de 65 anos, com tendência a aumentar.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases. Atualmente, também conta com uma grande concentração de gás carbônico que causa danos à camada de ozônio, aumentando o efeito estufa.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. Também a ação humana entrou para esta lista de agentes. Com a devastação e queimada das florestas, destruição de montanhas para criação de animais e outros fatores, a Terra está muito mais desgastada do que poderia.

O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos. Hoje, as grandes geleiras estão derretendo por causa do excessivo calor. O Tsunami é um exemplo do que pode acontecer com o mar, caso as grandes montanhas cobertas de gelo venham abaixo.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis. Os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. 

Muito há para se fazer em nosso planeta. Cada pessoa pode fazer sua pequena parte, e a somatória de ações conscientes e responsáveis podem ajudar a reverter o miserável quadro que se apresenta pela frente.[
Fonte:itu.com.br]

SALVAR O PLANETA TERRA?

Colocar a mão na massa é começar com passos simples. Deixe de lado a mania de grandeza. Cuidado para não embarcar na “maquiagem verde” (Greenwashing) que muitas empresas estão fazendo para ganhar pontos e vendas. Aprenda a se informar para separar o joio do trigo e não cair nas “eco-ondas fakes”. Atenção ao repassar emails falsos só porque pega bem e assim você se sente melhor. Esqueça o ato heróico de salvar o planeta, que tantas campanhas nos levam a crer. Na verdade, somos pequenos demais para pensar com tanta arrogância. A Terra é muito maior do que nossa pequenez. Ela acolhe incondicionalmente todas as formas de vida, mesmo que você não esteja nem aí com ela. Sua grandeza pode ser percebida despertando o olhar atento: A água dos rios que correm, verde exuberante, azul celeste, oceanos profundos, milhares de árvores de todas as espécies, flores, aromas, animais e sons de todas as formas. Não podemos pensar em salvar a terra. É ela que pode nos salvar da ganância e da arrogância, se aprendermos a nos conectar com sua beleza e generosidade, e humildemente ler os seus ensinamentos. 

SETE BILHÕES EM 2011

Pesquisas apontam que ao final de 2011, a população humana da Terra deve chegar a aproximadamente sete bilhões de pessoas. Você já se deu conta disso? Um vídeo impressionante da National Geographic mostra os números inacreditáveis e nos convida a refletir sobre o que podemos fazer para equilibrar essa assustadora situação. Com tanta gente consumindo e poluindo, como fica a saúde emocional, física e mental do nosso planeta? [TERRA, AR E ÁGUA].Apesar dos prognósticos pessimistas, mas reais, ainda existem pessoas e entidades interessadas em manter o equilíbrio do planeta. Elas fazem parte de uma minoria consciente, formada por idealistas que querem fazer uma diferença no mundo. As crianças fazem parte desse grupo, junto com jovens cheio de sonhos e adultos. Ongs, instituições, empresas, iniciativas públicas e escolas estão a cada dia mais se mobilizando. Junte-se a eles! Encontre sua tribo e coloque a mão na massa!

22 DE ABRIL DIA DO PLANETA TERRA

FotoNo Ano das Florestas,  comemoramos no dia 22 de abril de 2011 mais um Dia da Terra. Esta reportagem honra o planeta verde e azul que nos acolhe, generoso e tantas vezes esquecido, que tem dado claros sinais de alerta.


O Dia do Planeta Terra foi criado em 1970 nos Estados Unidos, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson. Festejado em 22 de abril, foi o primeiro protesto nacional contra a poluição e ganhou países adeptos ao movimento, a partir de 1990. Coincidência ou não, é também o Dia do Descobrimento do Brasil, uma “terra abençoada por Deus”, como costuma cantar o nosso povo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

GALÕES DE OUTRA LOGOMARCA

Justiça impede que empresas engarrafem água mineral em galões que não tenham a sua própria logomarca. Muito interessante isso, já que temos recebido outras marcas de água engarrafadas em galões com  logo diferente da água recebida. Veja a notícia completa em  http://oglobo.globo.com

PLUVI HOME

Sistema compacto de captação de água das chuvas é destinado às residências e comércio que priorizam a economia de água e uma atitude sustentável.
A Hydro Z lança em abril no mercado nacional o Pluvi Home, primeiro sistema integrado de captação de tratamento de água das chuvas que pode ser instalado em residências e comércio. A solução que proporciona redução de gastos e consumo de água, foi apresentada na maior feira de construção civil da América Latina, a Feicon Batimat 2011, realizada em março.
A novidade que faz parte da linha 2011 da Hydro Z atua em três etapas de tratamento para garantir a qualidade da água, que será utilizada em diversas aplicações do dia a dia como lavagem de roupas, piscinas, lavagem de automóveis, regas, lavagem de áreas comuns e até descargas de vasos sanitários. O equipamento é compacto e composto por um tanque de recalque de 500 litros que pode também ser integrado a um outro sistema como caixas d´água ou cisternas.
A unidade de tratamento de água é composta de um módulo de filtragem (também disponível para a venda separadamente) dividida em três etapas: gradeamento (que retém resíduos maiores), filtragem e a cloração, que deixa a água livre de germes e bactérias e garante maior qualidade durante seu armazenamento.
“O Pluvi Home foi desenvolvido para ser uma solução compacta e eficiente, e disponibilizar a água da chuva com qualidade para utilização em diversas atividades do dia a dia, sem demandar alteração na rotina dos seus usuários”
O sistema é produzido em polietileno, o que proporciona maior resistência e durabilidade. Seu formato estreito permite a instalação em áreas de passagem, garagens e outros locais de pouca movimentação. O funcionamento é totalmente automático e de baixa manutenção.
“O equipamento pode ser utilizado em residências, casas de campo ou praia, comércio de pequeno e médio porte, entre outras”, explica o executivo. “Além da postura sustentável o sistema tem retorno rápido e efetivo, o baixo investimento somado as diversas aplicações para água garantem um retorno rápido, de cerca de um ano”, completa Fernandez.
O sistema Pluvi Home já está disponível para venda por meio da rede de representantes Hydro Z em todo o país. [www.hydroz.com.br ou telefone (11) 4393-3600].[Fonte:www.revistafator.com.br]

CONTRA OS AGROTÓXICOS

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009. Mais de um bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras, de acordo com dados oficiais. Os agrotóxicos contaminam a produção dos alimentos que comemos e a água (dos rios, lagos, chuvas e os lençóis freáticos) que bebemos. Mas os venenos não estão só no nosso prato.
Todo o ambiente, os animais e nós, seres humanos, estamos ameaçados. Os agrotóxicos causam: câncer, problemas hormonais, problemas neurológicos, má formação do feto, depressão, doenças de pele, problemas de rim, diarréia, vômitos, desmaio, dor de cabeça, problemas reprodutivos, contaminação do leite materno.
Precisamos de uma nova matriz de produção agrícola. O modelo do agronegócio se sustenta no latifúndio, na mecanização predadora, na expulsão das famílias do campo e no uso exagerado de agrotóxicos. Queremos a proibição do uso dos venenos. No lugar dos latifúndios, defendemos pequenas propriedades e Reforma Agrária.
Somos favoráveis ao “Desmatamento zero”, acabando com devastação do ambiente. Em vez da expulsão campo, políticas para geração de trabalho e renda para a população do meio rural. Novas tecnologias que contribuam com os trabalhadores e acabem com a utilização de agrotóxicos. Daí será possível um jeito diferente de produzir: a agroecologia.[Fonte:www.cimi.org.br]

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ÁGUA E PATRIMÔNIO

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do patrimônio, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e conservação.
Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Assim, através desta data comemorativa, pretende-se celebrar o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do patrimônio de todo o mundo.
Este ano, o tema lançado para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é “Água: cultura e patrimônio”. A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a atividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matéria-prima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens.
A actividade humana relacionada com a água tem dado origem a um universo patrimonial que inclui elementos tão diversificados como as paisagens litorais, fluviais e subaquáticas, o património náutico, o património arquitectónico e arqueológico, o património industrial, não esquecendo a sua importância enquanto fonte de inspiração nas mais diferentes áreas de produção artística (pintura, escultura, obras literárias, etc.).
Portugal, pela sua localização geográfica, tem mantido ao longo da História uma relação muito próxima com a água, realidade que se reflete de modo bem evidente na paisagem, nomeadamente através da presença de aquedutos, moinhos de água, barragens, fontes e fontenários, fábricas, pontes, estâncias termais e balneares.
Também os Descobrimentos portugueses contribuíram para a criação de um vasto e diversificado conjunto de bens, onde se reflecte a temática relacionada com o mar e a água, que constituem um importante testemunho daquele período da nossa História e uma parcela significativa do património nacional. Por outro lado, o posicionamento geoestratégico de Portugal representa um potencial importante no sentido de transformar o país numa Plataforma Atlântica, nomeadamente através do investimento na capacidade dos sistemas marítimo portuário e de transportes. O aproveitamento da centralidade Euro-Atlântica deverá, assim, ter um papel fulcral no desenvolvimento económico e ambiental, contribuindo para criar mais riqueza e competitividade.
A água tem sido, ao longo da História, factor de conflito e união. Tratando-se de um bem comum a toda a humanidade, constituindo cerca de 70% do Planeta, muitas vezes mal gerido e alvo de acções prejudiciais, cabe a cada um a responsabilidade de zelar pela sua conservação, preservação e protecção. O tema escolhido para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2011 constitui, assim, uma excelente oportunidade de reflexão sobre este património, cujo valor deve ser reconhecido por todos.[Fonte:http://press.algarvecentral.net]

domingo, 10 de abril de 2011

HIGIENIZAÇÃO DOS GALÕES

Qualquer um que tenha preocupação com a própria saúde sabe que a boa qualidade da água é muito importante para o bem-estar. Mas será que a água que sai da fonte tem a mesma qualidade da água que chega aos galões e garrafinhas?

Comprar água mineral de galões de 20 litros ou de garrafas de 1,5 litro não é garantia de se estar levando para casa um produto puro e saudável. Para o professor de Vigilância Sanitária da FSP (Faculdade de Saúde Pública) da USP, Pedro Manoel Germano, o consumidor deve ficar atento se a empresa de água mineral é de confiança. Indústrias sérias prezam por uma boa higienização quando reaproveitam os galões de 20 litros.

Germano alerta que, mesmo quando a água é transportada em boas condições, há o risco de ela ter sua qualidade alterada por ter ficado em um ambiente de temperatura oscilante ou exposto ao sol. “Dependendo de onde veio e de como foi transportada, a água pode trazer uma porção de pequenos problemas de origem ambiental, principalmente agentes bacterianos”, afirma.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a água contaminada é responsável por cerca de 80% das doenças e por mais de um terço dos óbitos nos países em desenvolvimento. 

As bactérias mais comumentes encontradas em galões de água são as coliformes fecais. Essas bactérias podem vir dos próprios funcionários que entregam esse tipo de produto. “Em casa, no momento da recepção, há a possibilidade de alguém não ter lavado as mãos adequadamente e mexer no recipiente sem qualquer tipo de cuidado higiênico”, afirma Germano.

O especialista destaca ainda a importância de tomar alguns cuidados com a higiene para evitar doenças. “O princípio mínimo de higiene é lavar adequadamente os recipientes com água e cloro. Feito isso, a partir do momento que ela é distribuída para jarras ou embalada em vasilhames, é importante que estes também estejam higienizados e limpos”. Germano recomenda ainda limpar regularmente o suporte para os galões.

Sem o devido tratamento, essa água contaminada pelas bactérias coliformes fecais pode prejudicar a saúde principalmente de crianças, idosos e mulheres grávidas. De acordo com o professor, as pessoas que estão convalescendo de viroses ou hepatite também são vulneráveis à ação da bactéria.[Fonte:www.band.com]

quinta-feira, 7 de abril de 2011

VÍDEO BEBES DE PATINS ENTRA PARA GUINNES

O site  de vídeos Youtube  e a marca francesa de água mineral Evian entram para o livro dos recordes após seu comercial Skating Babies (ou, em português, “Bebês de Patins”) se tornar a propaganda mais assistida pela internet da história.
Desenvolvido pela agência francesa BETC Euro RSCG, a campanha de um minuto tem a premissa simples de bebês dançando e andando de patins em um parque, ao som de “Rapper’s Delight”, do grupo Sugarhill Gang – o 1º hit internacional de hip hop, de 1979, com o mote “Evian, live young” (algo como “Evian, viva jovem”).
Desde sua postagem no site de videos do Google, o anúncio gerou 45.166.109 pageviews em todo o mundo.
Sendo assim, o livro Guinness World Records decidiu incluir o comercial em suas páginas, após o recebimento dos dados da empresa de pesquisas Nielsen e do site YouTube provando a quantidade de pageviews gerados pelo anúncio, explica o site Tech Radar.
De acordo com o site FoodBev, que divulga notícias da indústria alimentícia e de bebidas, a Evian – a maior produtora de água mineral do mundo – afirmou que a campanha ajudou a diminuir a queda em suas vendas. Após uma perda de 7% no ano passado, a queda neste ano foi de 2%, conta Michael Aidan, diretor da marca.
A Danone, empresa responsável pela Evian, verificou um aumento de 4,1% nas vendas gerais no terceiro trimeste para €3.8bn, após diminuir o valor de suas marcas em até 10%.
A ideia de bebês dançantes já havia sido utilizada pela empresa em 1998, quando foi lançado um comercial que mostrava bebês em trajes de ballet. Outro precursor é o famoso meme “dancing baby”, ou ainda “Baby Cha-Cha”, o modelo em 3D de um bebê dançando que virou sucesso nos anos 90.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CAMINHÃO ROUBADO É LOCALIZADO

Policiais militares localizaram um dos dois caminhões carregados com garrafões de água mineral roubados ontem de madrugada em Cuiabá. O caminhão foi apreendido na cidade de Rosário Oeste (a 120 quilômetros da Capital) e o motorista foi preso. Com ele, mais dois ocupantes de um Gol que servia como "batedor". 

Os policiais não forneceram o nome dos presos, mas acrescentaram que foram apreendidos centenas de garrafões de água que seriam levados para outra cidade. Uma das suspeitas é que os ladrões iriam abrir alguma distribuidora de água por lá. Ainda não foram localizados o Fiat Uno e o segundo caminhão roubado.

No assalto, oito homens encapuzados e armados com revólveres invadiram uma distribuidora de água no bairro CPA e roubaram tres veículos e 800 garrafões de água - sendo 540 cheios e 260 vazios.

MAIS UM CHARLATÃO

Um homem acusado de vender água da torneira como água mineral foi preso por policiais de Barreiras, no oeste da Bahia, na manhã desta quarta-feira (6). José Damião da Silva Carvalho foi localizado em um depósito, no Loteamento São Paulo 2, após denúncia anônima.
No local, foram encontrados 400 galões e um filtro de água conectado a uma mangueira, que supostamente serviria para encher os galões com a água da rua.
Segundo a Tv Oeste, ainda foram encontrados desinfetantes de uso hospital que seriam usados para limpar os galões de água. José Damião foi preso em flagrante por crime contra a saúde pública e encaminhado ao Complexo Policial de Barreiras. Taí, mais um motivo de você comprar água somente com seu distribuidor de confiança. Compre de quem conhece de Água Mineral. Desconfie do "barato".

terça-feira, 5 de abril de 2011

ÁGUA CULTURA E PATRIMÔNIO

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2011
DIMS 2011 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de Abril 
Tema - Água: Cultura e Património

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efectiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Assim, através desta data comemorativa, pretende‐se celebrar o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.
Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é Água: cultura e património. A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matéria-prima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros ‐, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens.[Fonte:www.culturacentro.pt]

ÁGUA NA JARRA

Já imaginou quantas garrafas plásticas de água vão parar diariamente no lixo de um restaurante? E de milhares deles? Incomodadas com o alto consumo de um material que demora tanto para se decompor, as amigas Letycia Janot e Maria Fernanda Franco chamaram atenção para uma alternativa bem menos poluente e simpática – servir água na jarra A iniciativa tem como objetivo mudar o hábito de restaurantes e empresas. “Nós não bebemos água de filtro fora de casa, o que não faz o menor sentido se levarmos em conta que nossa água é de excelente qualidade e que a usamos constantemente na preparação de comida, para fazer sucos, gelo etc.”, afirma Letycia. 

Para saber como estão economizando em plástico, os adeptos anotam a quantidade de jarras de água vendidas por dia (uma jarra equivale a uma garrafinha). Para aderir ao projeto, o estabelecimento deve usar um ponto de água tratada, instalar um purificador certificado pelo Inmetro e se comprometer a só utilizar garrafas se o cliente não quiser beber água na jarra.

SUÍNOS TREINADOS X ÁGUA

Os suínos que são treinados para “ir ao banheiro” ajudam a reduzir em até 80% a contaminação dos rios. Pelo menos é o que afirma a EPA – Agência de Proteção Ambiental do Taiwan, onde a poluição da água por resíduos de animais de criação é um grande problema ambiental.

A iniciativa de levar os animais ao banheiro partiu de um criador de porcos do país. Incomodado com a sujeira que seus 10 mil suínos produziam no rio da sua propriedade, o taiwano decidiu adestrá-los, marcando com as próprias fezes suínas os locais onde os porcos estavam liberados para “se aliviar”.

Um ano depois do início da experiência, o diretor da EPA, Chen Shihong, visitou o local para conferir os resultados e, além de atestar a eficiência do método no combate à poluição de água, constatou outros dois benefícios da prática. Segundo ele, os porcos adestrados correm bem menos risco de contrair doenças e, surpreendentemente, estão 20% mais férteis do que quando usavam os rios como “banheiro”. Por quê? Eles ainda estão realizando um estudo para descobrir ao certo. Alguém tem algum palpite? 

Os resultados do adestramento foram tão positivos, aos olhos da EPA, que a entidade prometeu replicar a iniciativa nos cerca de 6 milhões de porcos que vivem no país e, ainda, recomenda que as outras nações façam o mesmo com os seus suínos.  

MÁQUINA PARA FAZER ÁGUA


O número de pessoas que não possuem acesso à água potável aumenta cada vez mais, sobretudo nas regiões pobres do planeta. Já pensou se esse problema pudesse ser resolvido a partir do simples ato de apertar o botão de uma máquina? Essa é a proposta do H2O Pure, um aparelho que cria água boa para o consumo utilizando a umidade do ar como matéria-prima.
A máquina, cujo design se assemelha ao de um filtro de água, produz o recurso mais precioso do planeta a partir da compressão e condensação do ar. Durante o processo, o software do equipamento regula sua temperatura interna, para que aconteça o “ponto de orvalho” – isto é, para que a máquina atinja as condições necessárias para transformar o vapor em pequenas gotas de água. Em seguida, o recurso passa por três processos de filtragem e, segundo os fabricantes da H2O Pure, está pronto para consumo, livre de impurezas e agentes químicos.
A tecnologia, que foi inventada por brasileiros que trabalham em uma empresa mineira chamada HNF, é capaz de fabricar até 40 litros de água todos os dias. Tudo depende do nível de umidade do ambiente onde a H2O Pure está localizada: quanto mais úmido, mais água será produzida.
A máquina já está sendo importada para os mais diversos estabelecimentos brasileiros  – entre eles, escolas, empresas, hospitais e clubes – e, também, para outros países, como Argentina e Angola. Por enquanto, os consumidores apontam um defeito no aparelho: o preço, já que cada H2O Pure custa cerca de R$ 6,5 mil. Mas os fabricantes garantem que, com o aumento da demanda, o preço do produto cairá. 

CASCA DE BANANA


Só na Grande São Paulo, quase quatro toneladas de  cascas de banana são desperdiçadas, semanalmente, nos restaurantes. Foi esse dado, divulgado em uma reportagem sobre  desperdício de alimentos,  que estimulou a doutoranda em química,  Milena Boniolo  a pesquisar uma utilidade para as cascas de banana. E ela encontrou: despoluir a água  contaminada por  metais pesados.

O processo é simples e funciona graças a um dos princípios básicos da química: o dos opostos que se atraem. Na casca da banana, existe uma grande quantidade de moléculas carregadas negativamente, enquanto os metais pesados são positivamente carregados. Logo, quando colocada na água, a casca da banana atrai para si os metais. 

Para que dê conta do recado, no entanto, ela precisa ter suas propriedades potencializadas. Milena Boniolo também descobriu uma “fórmula” bem simples para isso: em uma assadeira, as cascas devem ficar expostas ao sol por cerca de uma semana. Em seguida, elas são trituradas e peneiradas. No fim, é essa “farofa de casca de banana” que será jogada na água para despoluir o recurso. 

Segundo a pesquisadora, 5 mg do pó de banana são suficientes para despoluir 100 ml de água. Mas, para alcançar altos níveis de limpeza, é preciso repetir o processo mais de uma vez. Isso porque, em testes de laboratório, a casca de banana conseguiu “chupar”, de primeira, cerca de 65% dos metais pesados que estavam na água.

Agora, Milena Boniolo procura patrocínio para aplicar essa técnica em grande escala. Já que casca de banana é o que não falta... [bacana esse trabalho da dra. Milena]

TORNEIRA GENIAL


Não se trata de ditadura, mas sim de tecnologia. Um trio de designers chineses – Yonggu Do,Dohyung Kim e Sewon Oh – desenvolveu uma torneira que “bloqueia” a água após o uso do primeiro litro.
Chamada de 1 Limit, a torneira possui uma espécie de tubo de ensaio que armazena, exatamente, um litro de água. Quando acionada, ela esvazia o “reservatório” em cerca de seis segundos e, depois, “seca”. Se quiser mais água, o usuário terá que esperar o tubo de ensaio encher completamente, de novo, e nesse período terá tempo suficiente para pensar se, realmente, necessita de mais água.
A ideia é acabar com o desperdício do recurso, que já está em escassez no mundo e, apesar disso, continua sendo usado sem responsabilidade por todos (para saber mais, leia  Especial Água:  fundamental e cada vez mais rara).
Segundo dados dos próprios fabricantes, as torneiras automáticas habituais “despejam” cerca de seis litros cada vez que são acionadas. Sendo assim, o uso da 1 Limit diminuiria odesperdício de água em quase 85% na hora de lavar as mãos, fazer a barba ou escovar os dentes.    
Por enquanto, a torneira é apenas um protótipo sem data para chegar ao mercado, mas já foi submetida ao julgamento dos consumidores: aprovada?  

segunda-feira, 4 de abril de 2011

VANÁDIO


Vanádio (homenagem a deusa Vanadis) é um  elemento químico, símbolo V, número atômico 23 (23  prótons e 23 elétrons) de massa atõmica  51 u que, nas condições ambientes, é encontrado no estado sólido. 
Foi descoberto pelo  mineralogista   espanhol  Andrés Manuel del Rio ,  no  México,   em 1801  num mineral de chumbo .  Em  1830, o  sueco Nils Gabriel Sefstrom  descobriu o elemento num   óxido   que encontrou enquanto trabalhava numa mina de  ferro  e deu-lhe o nome pelo qual é conhecido atualmente.
Está situado no   grupo o5 (VB)  da   tabela periódica   dos elementos. É um   metaldúctil,  macio e apesar de ser bem mais abundante que o  cobre,  com uma abundância crustal de 160 ppm, forma poucos minerais. A razão do vanádio formar tão poucos minerais reside no facto de o ião (ion) V3+ ser geoquimicamente semelhante ao ião Fe3+, um ião abundante e constituinte de muitos minerais. Assim, o ião V3+ geralmente substitui o Fe3+ nos minerais (notavelmente na magnetita) em lugar de formar os seus próprios minerais. É, ainda assim, encontrado em diversos minerais,  e é empregado principalmente em algumas ligas metálicas. 

ÁGUA MINERAL SAQUÁ

A afirmação de que a água é um dos alimentos mais importantes na vida de todos os seres vivos é mais do que clara. Mas a constatação de que o oligomineral chamado vanádio está presente nela, isso somente em seis fontes existentes no mundo, uma delas bem próxima, em Rio Seco, Saquarema.
O vanádio, segundo pesquisas recentes, é muito raro e está presente somente em 0,02% na crosta terrestre. Trata-se de um elemento de grande importância na prevenção de vários problemas de saúde, sendo um deles a diabetes. Outras propriedades terapêuticas dele são: diminui o cansaço físico e mental, funcionando como antiestressante; auxilia na diminuição de acúmulo de ácido úrico nas vias urinárias; proporciona brilho aos cabelos; possui efeito dermatológico e cicatrizante; auxilia no metabolismo de carboidratos e lipídios (gorduras), o que proporciona a diminuição de colesterol e triglicerídeos; entre outros.

domingo, 3 de abril de 2011

VENDAS AUMENTAM


Os  comerciantes  que trabalham na distribuição de água comemoram o crescimento nas vendas de galões após a colocação da validade nos vasilhames retornáveis de 10 e 20 litros.
“Até então,  havia desconfiança da   qualidade   do produto pelos consumidores. Voltamos a ter credibilidade e o reflexo disso é o crescimento do mercado”, avalia Carlos Lancia, presidente da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais).
As embalagens devem ser trocadas a cada três anos para preservar a qualidade do produto que chega ao consumidor.
Segundo o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), o uso prolongado do recipiente pode ocasionar danos ao consumidor devido à fragilidade da embalagem.  Segundo ele, as  empresas  fornecerão um novo galão para quem estiver com material vencido. [Leia mais em www.redebomdia.com.br]

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PLANETA TERRA, NÃO TANTO AZUL

SILÍCIO PARA GERAR ENERGIA

Um pedaço de silício do tamanho de uma carta de jogo, quatro litros de água, um catalisador e o Sol é tudo o que é preciso para dar energia barata a uma casa ao longo de um dia. A mini-obra de engenharia foi apresentada recentemente pelo químico do MIT Daniel Nocera na Reunião Anual da Sociedade Americana de Química, na Califórnia. [Leia mais em www.publico.pt]

JAPÃO, ALTOS NÍVEIS DE IODO

A crise nuclear do Japão revela hoje como novo episódio a presença de altas concentrações de iodo-131 em água de mar próxima à central 1 de Fukushima.

  Segundo informaram fontes oficiais, essa substância encontrou-se em uma mostra tomada na tarde de ontem próxima à usina, seriamente atingida pelo terremoto de 9.0 graus na escala Richter e o subsequente tsunami do passado dia 11.

A concentração de três mil 355 vezes o máximo legalmente autorizado qualifica como a mais alta até o momento.

Essa situação faz pensar na possibilidade de um escapamento contínuo de radiação para o oceano Pacífico dos núcleos dos reatores, onde as barras de combustível se fusionaram parcialmente.

Os trabalhos para combater o sobreaquecimento das instalações incluíram o vertido de abundante água de mar.

Um porta-voz da Agência de Segurança Industrial e Nuclear, Hidehiko Nishiyama, disse que se desconhece a causa exata de tão alta concentração.

Acrescentou que os dados tomados pela empresa Tóquio Electric Power Co, operadora da central, indicam que a radiação aliada esta crise de alguma maneira chegou ao mar.

O servidor público explicou que a água contaminada não representa um risco imediato para a saúde humana ao estar proibida a pesca na zona em correspondência com as medidas de evacuação em uma rádio de 20 quilômetros.

Precisou que as substâncias que emitem radiação terão sido diluída de maneira significativa quando sejam consumidas pelas espécies marinhas.

Enquanto, o secretário chefe do Gabinete, Yukio Edano, reconheceu disse que tomará muito tempo conseguir reduzir de maneira estável a temperatura das barras de combustível nos núcleos dos reatores.

De acordo com essa fonte, uma das opções que o governo e experientes estudam para aliviar a crise em Fukushima-1 é transladar a água contaminada para um navio cisterna.

Também se analisa a possibilidade de cobrir os edifícios das unidades atingidas por explosões de hidrógeno com lâminas especiais para diminuir a propagação das substâncias provenientes desse complexo.

Os mencionados desastres naturais paralisaram os sistemas elétricos e de resfriamento da central.

Esta tragédia agravou-se com os referidos escapes de radioatividade até converter-se na pior crise nuclear na história do Japão, analisada hoje em uma conversa telefônica entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o premiê japonês, Naoto kan.

Segundo a chancelaria, esse último expressou a seu interlocutor que este país continuará trabalhando com a outra parte para resolver o ocorrido em Fukushima-1, enquanto Obama disse estar pronto para brindar mais ajuda.

LÍBIA, AJDBIYA

A cidade de Ajdabiya, a cerca 160 quilômetros ao sul de Bengazi, foi invadida por forças de Kadafi, em meados de março. Muitos dos 130 mil moradores fugiram, deixando para trás uma cidade fantasma. Os poucos que resistiram tiveram que suportar um cerco duro e bombardeios diários, numa cidade com privações de água e eletricidade.  

RADIAÇÃO EM CARNE E ÁGUA

O governo japonês detectou nesta quinta-feira a presença de material radioativo em amostras de carne em criações de gado na cidade de Tenei, a 70 km da usina de Fukushima. Horas antes, a operadora do complexo nuclear disse que a água dos lençóis freáticos localizados 15 metros abaixo da central contêm 10 mil vezes mais radiação do que o permitido. Os anúncios chegam no mesmo dia em que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, clamou por uma  reforma nos padrões nucleares globais   até o final do ano, durante a primeira visita de um líder estrangeiro ao Japão desde o terremoto e o tsunami que desencadearam o desastre atômico. O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, apoiou a ideia. "Para evitar a recorrência de um acidente assim, é nossa tarefa compartilhar nossa experiência eficazmente com o mundo", disse ele em entrevista coletiva conjunta.