As ações de sustentabilidade marcam a Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race 2011/2012 e prometem ser o diferencial do evento. Nesta quinta-feira (22), no Dia Mundial da Água, 300 crianças da cidade tiveram aulas de educação ambiental a bordo de barcos no período da manhã e da tarde, marcando o início do projeto "Itajaí Stopover Sustentável". Os passeios contaram com jogos educacionais e teatro infantil para alertar sobre a preservação dos recursos hídricos.
No sábado (24), a ação "Juntos pelo Rio Itajaí" será uma das maiores do País envolvendo as questões ambientais e tem o objetivo de limpar as margens do Rio Itajaí e conscientizar a população da importância de não poluir e jogar lixo na água.
O programa mobiliza mais de 30 embarcações e 400 participantes, com o envolvimento de agências governamentais das esferas federal, estadual e municipal, 20 empresas instaladas próximas ao rio, prefeituras de Itajaí e Navegantes, Complexo Portuário do Itajaí, além do apoio da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e 12 ONGs. O encontro dos participantes será às 8 horas da manhã do sábado no Terminal de Cruzeiro de Itajaí.
No dia 14 de abril está marcado outro mutirão de limpeza, agora relacionado às praias: Brava, Morcego, Cabeçudas e Atalaia. O evento terá parceria com associações regionais de esportes de aventura e marítimos. Nos locais mais difíceis, alpinistas farão a remoção da sujeira. Atividades e jogos de sensibilização ambiental para jovens estão no cronograma, que será encerrado com um campeonato de surfe.
ESTÁ CHEGANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO DO DISK ÁGUA OÁSIS... AGUARDEM AS GRANDES NOVIDADES...
O QUE VOCÊ PROCURA SOBRE "AGUA" MINERAL ESTÁ AQUI!
"Sua saúde passa por aqui!
*" Confiança não se compra, nem tem preço, por isso todos preferem - Oásis Disk Água. O Disk 10. "
*2015 vai ser um ano repleto de saúde, realizações e sucesso. *O calor chegando... dá-lhe verão..., vamos tomar água. E em 2015 que acaba de chegar... muita água mineral.
*2015 vai ser um ano repleto de saúde, realizações e sucesso. *O calor chegando... dá-lhe verão..., vamos tomar água. E em 2015 que acaba de chegar... muita água mineral.
OÁSIS: 18 ANOS LEVANDO SAÚDE PELA ÁGUA PRÁ VOCÊ. FELIZ ANO DE 2015.
sábado, 24 de março de 2012
quinta-feira, 22 de março de 2012
DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2012
Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.
Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.
A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.
A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta
AQUIFERO GUARANI
O Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais foi reinstalado hoje (22), Dia Mundial da Água, na Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Padre Pedro Baldissera (PT). A reunião contou com a participação dos deputados Maurício Eskudlark (PSD) e Serafim Venzon (PSDB) e de representantes de diversas entidades.
O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e dois terços de sua área total de 1,2 milhão de km² estão em território brasileiro, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Conforme explicou Padre Pedro, o fórum se propõe a ser um instrumento para incentivar proposições que resultem em ações de preservação da mata ciliar e das águas subterrâneas.
“Queremos debater e conscientizar as novas gerações sobre a necessidade de preservação.”
O planeta atingiu 7 bilhões de moradores que exercem uma pressão muito grande sobre os recursos naturais, em especial sobre as reservas de água doce, disse o chefe da Epagri/Ciram, Edson Silva. Na opinião dele, instrumentos legais de educação popular, como o fórum, são importantes para o esclarecimento da população.
O planeta atingiu 7 bilhões de moradores que exercem uma pressão muito grande sobre os recursos naturais, em especial sobre as reservas de água doce, disse o chefe da Epagri/Ciram, Edson Silva. Na opinião dele, instrumentos legais de educação popular, como o fórum, são importantes para o esclarecimento da população.
terça-feira, 20 de março de 2012
2012 DIA DA ÁGUA
|
sábado, 17 de março de 2012
PETROBRÁS E FORUM MUNDIAL DA ÁGUA
Maior projeto de reúso de água do mundo será implantado no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), com 47,3 bilhões de litros por ano
Começa hoje o VI Fórum Mundial da Água (6th World Water Forum), em Marselha, na França, que reúne delegações, empresas e organizações não governamentais de diversos países. O evento, que vai até o dia 17, é realizado próximo ao Dia Mundial da Água, celebrado dia 22, e tem o objetivo de expor os desafios que o mundo está enfrentando para o uso racional deste recurso, além de promover o debate e incentivar a mobilização da sociedade civil em torno do tema. A Petrobras participa pela primeira vez como um dos patrocinadores do Pavilhão Brasil, organizado pelo governo federal, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), onde apresenta programas e projetos de uso racional e eficiente da água em suas unidades. Em 2011, o volume economizado pela Companhia foi superior a 20 bilhões de litros, o que representa 10% da quantidade de água necessária às suas operações. A meta é chegar a 2013 com economia de 31 bilhões de litros por ano.
RUSSIA MARATONA PELO DIA DA ÁGUA
Mais de 100 mil pessoas participam da maratona pelo Dia Mundial da Água na Rússia que começou na segunda-feira, 12, e vai até o dia 25 de março em sete regiões do país, como comunicou a empresa russa Rosvodokanal. O evento faz parte de uma campanha informativa internacional da ONU pela data.
De acordo com o documento, na maratona de 2011 participaram aproximadamente 55 mil pessoas e foram realizados mais de 30 eventos educativos em diversas cidades russas. O objetivo principal é despertar nos moradores a necessidade de preservar a água. Segundo o diretor geral da Rosvodokanal, Mikhail Schnneidermann, o uso racional da água é uma das prioridades da política ecológica do país, já que atualmente o nível de consumo desse recurso natural na Rússia é um dos mais altos do mundo.
O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março desde 1993. De acordo com uma resolução da Assembleia Geral da ONU, cada país deve realizar eventos que tratem da preservação deste recurso natural.
22 DE MARÇO 2012
O Dia Mundial da Água - 22 de março - está próximo, por isso organizações sociais e indígenas peruanas já estão se mobilizando em favor deste bem natural essencial para a manutenção da vida. Neste ano, as comemorações em torno da data serão centradas no conflito recente ocasionado pelo projeto mineiro Conga. Na data, também serão demandados: defesa e proteção do meio ambiente e das bacias, proibição do uso de cianeto e mercúrio na mineração, segurança alimentar, defesa da biodiversidade, acesso aos serviços públicos de água e saneamento; direito ao trabalho, saúde, educação, alimentação e políticas públicas de inclusão. [Fonte:ecoagencia.com.br]
Assinar:
Postagens (Atom)
Achei interessante divulgar essa idéia!