O Uso da Água na Pele | ||||||||||||||||||||||
O efeito geral da água empregada terapeuticamente sobre o corpo depende de seus extremos de temperatura. Muito quente ou muito fria, a água aumentara a circulação, estimulará (fria) ou suavizara (quente) as extremidades nervosas superficiais do corpo que entram em contato com a água, e ajudara o tono da musculatura do corpo. As aplicações de água sobre a pele podem ser divididas em muitas categorias: aplicações locais quentes ou frias, compressas, cataplasmas, fricções, banhos, massagens, duchas, saunas, e assim por diante.
Os efeitos gerais das aplicações frias se dividem em duas categorias: as reações primarias e as reações secundarias. A reação primaria da pele à água fria é a contração dos vasos internos sanguíneos menores da pele, com dilatação dos vasos internos depois que eles passaram por uma breve contração. As reações gerais às aplicações de água fria são as seguintes:
Os chuveiros ou banhos quentes seguidos de curtos jatos de água fria são muito benéficos para o aumento do sono e da energia sendo também muito estimulantes. Entretanto, longas duchas ou banhos frios produzem rigidez e calafrios e resultam na diminuição da capacidade funcional. Banhos quentes curtos diminuem a fadiga muscular e a irritabilidade e provocam o relaxamento. Os banhos quentes muito prolongados tem um efeito enrijecedor. Os banhos frios tendem a elevar a pressão sanguínea; a compressa fria na espinha ou uma longa compressa, é especialmente boa para esta função. As compressas espinhais quentes tendem a diminuir a pressão sanguínea devido à diminuição da resistência da pressão sanguínea periférica. O sistema nervoso é restaurado e estimulado por compressas frias e suavizados e aliviado por compressas quentes. Os tratamentos com água fria em geral são empregados nas condições traumáticas e agudas; os tratamentos com água quente são comumente prescritos para doenças crônicas ou inflamações e infecções agudas. Uma compressa ou um banho neutro (com a mesma temperatura do corpo) desintoxicará e aliviará o corpo, assim como terá um efeito psicológico ou hipnótico quando empregado junto com exercícios mentais ou condicionamento hipnótico.
Eu me habituei durante os últimos anos a tomar banho de chuveiros muito quentes duas vezes por dia, sempre seguidos por alguns jatos de água fria e descobri que este habito é extremamente estimulador e rejuvenescedor. Também aumentou minha resistência ao frio e tornou o calor mais tolerável. Jatos de água fria com esguichos podem também ser maravilhoso tratamento para muitas condições. Uma pessoas pode ser borrifada da cabeça aos pés, começando pela parte de trás do pescoço e orientando o jato para baixo, seguindo o meridiano da bexiga por trás e para baixo das pernas. Os esguicho traz grande alivio ao sistema nervoso e tonifica o restante do corpo. Você pode seguir os meridianos da acupuntura com a água para aumentar o fluxo de Ki através deles simplesmente com um jato de água fixa ao longo dos braços, das pernas e do abdome na direção do fluxo de Ki, projetando mentalmente o Ki a fluir mais poderosamente nesta direção. É desejável um forte jato de água.
A água exerce papel muito importante nas infecções agudas. O emprego de água aumentará a circulação e apressará a absorção de escudados mucosos e serosos e de outras toxinas. Limitará a congestão, aliviará a dor e aumentará a nutrição tecidual, melhorando a cura das células. Quando se empregado adequadamente junto com ervas e outros remédios orgânicos (especialmente a erva botão-de-ouro), a água purificará e esterilizara quaisquer tecidos corporais.
É importante relembrar que no tratamento das infecções o primeiro remédio e o remédio primário deve ser a água pura, tomada internamente para infecções internas ou externamente para cortes infectados ou infecções da pele. Em geral, é preferível a água quente por causa de sua capacidade de aumentar o metabolismo e de eliminar as infecções e toxinas da pele ou dos órgãos internos. Esta é uma das razões por que a resposta instintiva do corpo à infecção é aumentar a temperatura. Se você estiver consciente de suas reações corporais e começar a empregar a terapêutica da água aos primeiros sinais de infecção, geralmente poderá evitar a necessidade de antibióticos ou de outras medicações químicas. Certas ervas – tais como o botão-de-ouro, o gengibre, o alho e o sassafrás – são muito eficientes no combate a todas as espécies de infecções e podem ser eficazmente empregadas com a água.
O sal também pode ser usado junto com a água na forma de sulfato de magnésio (sal amargo) ou o sal de mesa comum para quaisquer infecções cutâneas. O sal amargo é eficaz com banhos quentes para neurite, reumatismo, ciática, tuberculose, arteriosclerose, diabetes e toxemia geral. Os banhos quentes com sal amargo ajudam a rápida eliminação de ácido úrico do corpo e promovem o restabelecimento da alcalinidade sanguínea. O excesso de água no corpo também pode ser tirado pelo emprego de banhos de sal. Um banho de sal amargo forte pode ser preparado com um quilo de sulfato de magnésio em meia banheira de água a uma temperatura de 38°C. O banho deve ser tomado num período de 25 à 30 minutos, até que você esteja transpirando livremente. Seque-se, cubra-se com cobertores e deixe-se esfriar gradualmente. Se você estiver superfadigado, ou se seu corpo não estiver eliminando as toxinas adequadamente, um banho como este tomado a cada dia durante sete a dez dias pode proporcionar-lhe um grande bem. Também podem ser empregados os banhos de água com sal marinho (sal grosso) para se conseguir um efeito desentoxicador e estimular a atividade eliminadora da pele. Você pode adquirir sal marinho ou pode empregar o sal comum combinado com sulfato de magnésio e cloreto de magnésio nas seguintes proporções: 1.500g de sal sulfato de magnésio. Sal comum para 2.500g de cloreto de magnésio e de 100 à 300g de sulfato de magnésio. De 143000 à 146000g deste sal marinho deve ser combinado para dissolver-se na metade de uma banheira de água a uma temperatura de cerca de 27°C. O banho com sal marinho para a pele ou para o tono corporal deve ser tomado somente durante o tempo necessário para esfregar completamente todo o seu corpo com esta solução. Depois seque-se vigorosamente com uma toalha.
Um outro tratamento maravilhoso, chamado a “brasa salgada”, é muito eficaz para aumentar a circulação em condições tais como o diabetes ou a doença de Bright. Umedeça o sal comum até que se torne uma pasta e esfregue-o vivamente em todo o seu corpo; continue a esfregar-se debaixo de um chuveiro, ou na ducha corporal. Esse tratamento não deve ser empregado quando se tem enfermidades cutâneas. O extrato de pinho fino também é muito benéfico em situações de nervosismo, neurite, reumatismo e distúrbios renais e cardíacos. O extrato de pinho fino adicionado a um banho normal de água estimulará a atividade da pele. A inalação do vapor de um tal banho terá um efeito tranqüilizador sobre o revestimento das vias aéreas e sobre os pulmões. Nos casos de distúrbios cutâneos, as fontes de água minerais quentes ou os banhos de enxofre (as preparações de enxofre podem ser adquiridas em algumas farmácias) são excelentes. Tomado diretamente, este tipo de banho também é eficaz para aliviar a neurite, o reumatismo e muitas condições nervosas. Uma compressa abdominal (um pedaço de pano grosso bastante comprido para dar a volta em todo o corpo), torcida em água fria é excelente nas congestões crônicas do estomago, do baço, do fígado, ou do plexo solar. Envolva a compressa de água fria em torno de seu abdome e cubra-a com uma toalha turca por duas a três horas, ou em alguns casos por toda a noite. Quando a compressa se tornar quente com o calor de seu corpo, não deve ser mudada. A idéia da compressa é melhorar a circulação a fim de aliviar a congestão.
Uma fricção com um lençol úmido muitas vezes se emprega nos distúrbios nervosos. Tire toda sua roupa, fique de pé em um chuveiro, cubra seu corpo da cabeça até os pés com um lençol. Deixe a água do chuveiro correr sobre você por 10 à 15 minutos e depois ainda embrulhado no lençol peça a alguém que o esfregue todo. Quando o lençol estiver aquecido, deixe cair mais água fria sobre ele. Isto leva mais cerca de 4 minutos. Se você estiver muito fraco pode sentar-se em um banquinho todo o tempo desde o começo até o fim. A fricção com o lençol é um excelente energizador. Nos casos de alta temperatura, que às vezes pode atingir um ponto perigoso (40 à 41°C), você pode deitar-se em uma banheira com água a 37°C, reduzindo gradualmente a temperatura da água para 27 à 29°C, adicionando água fria. Durante este tratamento, a temperatura do corpo deve ser tomada constantemente; não se deve baixar a temperatura a menos de 38°C. A temperatura do corpo acima do normal nem sempre é algo que se deva recear ou que deva ser suprimido. O habito de nossa sociedade é de tomar aspirina sempre que a temperatura se eleva um pouco, porem a aspirina muitas vezes pode ser mais prejudicial que a febre. Sabe-se que ela provoca inflamações gástricas e mesmo ulceras hemorrágicas. A temperatura é simplesmente um meio que o corpo tem de queimar as impurezas ou a inflamação. Somente febres muito altas constituem perigo, desde que podem provocar lesão cerebral. Entretanto, só se deve usar água, e não álcool sobre a pele para baixar a febre. Grandes quantidades de álcool sobre a pele podem intoxicar o corpo; soube-se mesmo que provoca a morte. Pode-se empregar lama para aliviar distúrbios cutâneos tais como pústulas, picadas e feridas, simplesmente colocando a lama sobre a área afetada por 45 minutos à uma hora.
Um chuveiro quente seguido de sua defecação matinal é muito benéfico para estimular a circulação e tonificar a musculatura do corpo. Como se mencionou acima pode ser seguido por um chuveiro ou um jato de três segundos à um minuto de água fria. Para evitar o choque de água fria, prepare-se mentalmente para o frio e depois diminua lentamente a temperatura por um período de cerca de dez segundos, até que a água esteja gelada. Não deixe de concentrar a água nas costas, na nuca, na parte inferior das costas, na genitália, nas coxas e nos pés. A cabeça não deve ficar muito tempo sob a água fria. Você deve evitar o chuveiro de água fria durante enfermidades ou se estiver com artrite ou qualquer distúrbio urinário. Eu descobri que este processo é o vitalizador natural mais eficaz possível. Combinado com a respiração adequada, o chuveiro quente-e-frio proporcionará um acréscimo de energia quando o cansaço o tiver vencido. Isto aumentará sua energia sexual enormemente sem torna-lo “nervoso”.
Se você desenvolve bem o ponto-um (centro de energia), será capaz de ficar de pé debaixo de um chuveiro frio sem desconforto e sem tornar-se tenso. Quando você respira completamente pelo abdome inferior, a água fria será um catalisador para o aprofundamento de sua concentração. Se você permanece concentrado no ponto-um, sentira realmente o aumento de sua energia mental e física. No treinamento aikido, muitas vezes usamos banho de imersão no meio do inverno em correntes geladas das montanhas para melhoria geral da energia e da concentração. Pode-se empregar fricções de todas as espécies para estimular os sistemas circulatórios e nervoso e como Tonico geral. O tipo mais fácil de fricção é o de esfregar uma toalha fria, que geralmente se aplica aos braços, tórax, abdome, pernas e costas, nesta ordem. Simplesmente mergulhe a toalha em água fria, cubra a área a ser esfregada com ela, friccione-a e seque totalmente.
Para o músculo fadigado, pode-se usar sobre as partes afetadas ungüento de vitamina E, loção feita da casca da hamamélis ou de absinto. Esfregue bastante com um deles e mantenha o corpo quente. Os banhos de contrastes quente e frio são muito eficazmente empregados em muitos tipos de problemas musculares. Qualquer estiramento muscular, torção, fadiga muscular, câimbras ou rigidez podem ser facilmente aliviados por aplicações imediatas de água. Aplica-se a água fria por ocasiões de lesão e continua-se a aplica-la intermitentemente até 12 horas. 24 horas mais tarde, empregam-se compressas ou banhos quentes seguidos de compressas frias, numa proporção de 5 minutos quente para 1 minuto fria. Três repetições do ciclo, realizadas uma ou duas vezes por dia, aliviarão a fadiga, a congestão e os espasmos musculares.
Os banhos de água fria localizada também são benéficos para hemorróidas. O banho de assento foi empregado por gerações e gerações para quaisquer problema da região pélvica. Sente-se em uma bacia de água fria, ou de água quente seguida sempre por água fria. No caso de hemorróidas, tenha cuidado para não empregar água quente demais. A loção de hamamélis pode ser também empregada para contrair as hemorróidas. As hemorróidas nunca serão um problema entretanto se sua alimentação for correta e se você fizer habitualmente movimentos viscerais ao levantar-se toda a manha. Somos criaturas de hábitos, e hábitos podem ser conscientemente criados ou alterados se tivermos perseverança. A boa dieta, uma pequena projeção mental e uma boa quantidade de banhos de assento na primeira semana tanto podem realizar milagres com relação a algum sofrimento de prisão de ventre crônica quanto com respeito às hemorróidas. As compressas podem ser empregadas em todo o corpo para tudo, desde dores de cabeça até a tonsilite, gota e distúrbios musculares crônicos.
A água na natureza desce por causa da força da gravidade. A mesma coisa se deve dizer da água em nossos corpos. Aquilo que bebemos será eliminado através do aparelho urinário, através do trato intestinal, pela perspiração ou através dos pulmões. Este é o fluxo normal de purificação do corpo por meio do uso de água. Contudo, até mesmo o uso da água pode ser em excesso. Seus rins devem filtrar 150 litros de água por dia, e não tem sentido sobrecarregar desnecessariamente a capacidade deste órgão. No inverno, por exemplo, quando o tempo é muito frio, necessita-se beber muita pouca água. Recebemos grande quantidade de água dos alimentos que ingerimos (dependendo do alimento). No verão bebe-se mais água: ela pode ser tomada na forma de suco de frutas, chás e semelhantes. Se você acha que transpira demais durante os meses de verão sem exercício, pode ser uma boa idéia reduzir o consumo de água. O rins, que eliminam a maior quantidade de toxinas excretadas do corpo, são extremamente importantes para a boa saúde. Eles estabelecem a química do corpo e, de acordo com os textos chineses, são armazéns de uma espécie de “Ki”, chamado “King Ki”, elemento básico de fornecimento de vida ao corpo, de fornecimento de força ao esperma masculino e ao óvulo feminino. Os rins devem ser protegidos e conservados aquecidos e não sobrecarregados. O emprego de açúcar, de café, de chás estimulantes, de álcool e de cigarro terá um efeito negativo direto ou indireto sobre os rins. Tome cuidado com seus rins; eles mantém a química de seu corpo em equilíbrio.
Neste capitulo, apresentei alguns métodos para o emprego de água para se conseguir uma boa saúde e promover a cura em condições patológicas. Deve-se relembrar, entretanto, que o emprego consciente de qualquer elemento é a forma mais valiosa de terapêutica que uma pessoa pode ter. Compartilhei com você a minha experiência deste elemento; agora faça você a sua própria experiência.
Gostou! Comente!!! (“Do Jardim do Éden à Era de Aquarius – O livro da Cura Natural” Greg Brodsky) |
ESTÁ CHEGANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO DO DISK ÁGUA OÁSIS... AGUARDEM AS GRANDES NOVIDADES...
O QUE VOCÊ PROCURA SOBRE "AGUA" MINERAL ESTÁ AQUI!
"Sua saúde passa por aqui!
*" Confiança não se compra, nem tem preço, por isso todos preferem - Oásis Disk Água. O Disk 10. "
*2015 vai ser um ano repleto de saúde, realizações e sucesso. *O calor chegando... dá-lhe verão..., vamos tomar água. E em 2015 que acaba de chegar... muita água mineral.
*2015 vai ser um ano repleto de saúde, realizações e sucesso. *O calor chegando... dá-lhe verão..., vamos tomar água. E em 2015 que acaba de chegar... muita água mineral.
OÁSIS: 18 ANOS LEVANDO SAÚDE PELA ÁGUA PRÁ VOCÊ. FELIZ ANO DE 2015.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
ÁGUA NA PELE
OÁSIS - DISTRIBUIDORA
O SEU DISK-ÁGUA EM LAGES
Sua saúde passa por aqui!
(49) 3222-5232 / 3224-0100 % saúde
oasisdiskagua@hotmail.com
"A saúde de sua família começa pela água que você toma!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário