Os dados mais recentes do último censo realizado na Índia revelaram algumas diferenças marcantes entre o acesso da população ao saneamento básico e ao acesso a novos dispositivos de comunicação e celulares.
Imagine se na próxima vez que você precisasse usar o banheiro, não fosse apenas se dirigir até um cômodo próximo, onde há uma torneira para você lavar as suas mãos. Mas você tivesse que ir procurar um arbusto ou uma árvore, ou algum outro lugar ao ar livre, e se você tivesse sorte, algum lugar com um mínimo de privacidade.
Isso acontece diariamente com um grande número de pessoas na Índia, e o fato marcante é que as pessoas lá são mais propensas a possuir um celular do que ter um banheiro em casa.
Neste país com 1,2 bilhão de habitantes e taxa de crescimento rápida, quase 50% da população ainda não tem banheiro em casa nem acesso à água potável, mas 53% das pessoas têm um celular e 47% têm uma TV.
Este é um dos principais problemas do país atualmente.
Para parte da população, principalmente a classe média em rápida expansão, a Índia é um país moderno, com fácil acesso a novos produtos no mercado. Mas para muitos outros, é um país sem infra-estrutura adequada para as necessidades básicas ou de uma fonte segura de água potável.
E se você tivesse que escolher, ficaria com o banheiro ou com o celular?
Nenhum comentário:
Postar um comentário