ESTÁ CHEGANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO DO DISK ÁGUA OÁSIS... AGUARDEM AS GRANDES NOVIDADES...
*2015 vai ser um ano repleto de saúde, realizações e sucesso. *O calor chegando... dá-lhe verão..., vamos tomar água. E em 2015 que acaba de chegar... muita água mineral.
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
OS 10 MANDAMENTOS
( 49 ) 3224-0100 / 3222-5232
oasisdiskagua@hotmail.com/diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água informa:
Os dez mandamentos para economizar água
Colabore, adote o Uso Social da Água
Evite o desperdício, seguindo os dez mandamentos.
1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
ONDE VAI A ÁGUA QUE BEBEMOS?
( 49 ) 3224 - 0100
oasisdiskagua@hotmail.com/diskaguaprosaude@hotmail.com
Para onde vai a água que bebemos?
Toda água que entra no corpo, sai. Caso contrário seria um enorme ganho de peso, cotidiano. Um quilo por litro. Como a água sai do corpo humano? Cerca de 20% sai pela transpiração e mais 15% pela respiração. Essas porcentagens podem variar segundo o grau de atividade de cada indivíduo. Pelas urinas e fezes é excretado o essencial da água absorvida (65%). A água circula pelo corpo humano como nos ecossistemas. Muitos preocupam-se em não poluir os rios. A poluição também chega às suas veias e artérias em conseqüência de uma alimentação inadequada, da absorção de drogas, da respiração de uma atmosfera contaminada etc. A água, um pouco como o papel, aceita quase tudo.
O corpo tenta metabolizar toda essa poluição, a dos lixos ingeridos inconscientemente. Os rins filtram tudo o que podem. A bexiga acumula e excreta o possível. Podem haver acúmulos de sujeira, placas de gordura nos encanamentos das veias, vasos entupidos, uma saneamento interno inadequado, pedras e cálculos renais etc. Beber água sem nada, nem gás é permitir um maior poder de solução e de dissolução. Para água corporal é difícil dissolver tanta coisa absorvida pela boca, sobretudo quando os próprios líquidos ingeridos já vêm carregados de sais, açúcares, ácidos e acidulantes, corantes e edulcorantes, extratos e antioxidantes, benzoato de sódio, sorbato de potássio e tantas outras substâncias necessárias a um "refrigerante". Bacana. Você sabia disso?
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
CURA D´ÁGUA
(49) 3224 - 0100 // 3222 - 5232
oasisdiskagua@hotmail.com/diskaguaprosaude@hotmail.com
O Assundo de hoje: Cura d´água!
Transcrevo o método chamado "Cura d’água" que alguém me passou como eficaz. Experimentei e deu certo baixando a contagem dos meus triglicerídeos que sempre foram altos. Desconheço qualquer outro caso de cura apregoado pelo método, mas vale o registro.
“Água é uma substância divina, indispensável para a nossa vida física. Quando nascemos possuímos quase 80% de nosso peso constituído de água e quando morremos, com idade avançada, possuímos apenas cerca de 40% de água no corpo (média entre todos os tecidos corporais, já que cada tecido possui uma dada porcentagem de água).
Isso mostra que nosso modo de vida errado leva a uma contínua desidratação dos tecidos (das células). Se a percentagem de água vai diminuindo, qual é a substância que vai aumentando sua porcentagem com o avançar da idade? São as substâncias ÁCIDAS! Já foi descoberto pela ciência que os fluidos do corpo humano, para seu bom funcionamento, devem ser ALCALINOS (ou básicos), correspondendo a um índice de pH acima de 7,0. Acúmulo de substâncias ácidas servem de alimento para todos os microorganismos patogênicos em nosso corpo físico (bactérias, bacilos, fungos, vírus, vibriões, amebas, etc.). Alguns desses microorganismos parasitas podem crescer até tamanhos enormes, como lombrigas, solitárias, tênias, etc.
Portanto, um modo errado de viver (cheio de “pecados”) leva a três eventos concomitantes: desidratação, acidez e surgimento de microorganismos parasitas patogênicos! Todos os três sintomas serão eliminados se conseguirmos hidratar adequadamente as células do nosso corpo físico.
A Terapia pela água:
6 copos de água, copo de 250 ml (aqueles de requeijão), total de 1,5 lt, em jejum, ao acordar, antes de escovar os dentes. Após beber a água, é recomendável saltitar por 2 minutos e/ou fazer auto-massagens na barriga.
Sem gastar com remédios, tabletes, injeções, diagnósticos, consultas médicas, etc., apenas bebendo água pura, as seguintes doenças serão curadas. Você nunca poderá acreditar se não praticar.
1. dor de cabeça
2. pressão sangüínea/hipertensão
3. anemia (sangue insuficiente)
4. reumatismo (dor nas juntas/músculos)
5. paralisia geral
6. obesidade
7. artrite
8. sinusite
9. taquicardia
10. tosse
11. asma
12. bronquite
13. tuberculose pulmonar
14. meningite
15. pedra nos rins
16. doenças urogenitais
17. hiper-acidez
18. gastroenterite
19. disenteria
20. “piodapse” retal
21. constipação
22. diabetes
23. doenças nos olhos
24. hemorragia oftálmica & oftalmia (olhos vermelhos)
25. menstruação irregular
26. leucemia (sangue branco)
27. câncer uterino
28. câncer do seio
29. laringite, etc.
Aqui é essencial notar que nada mais – nenhuma bebida nem comida sólida de qualquer tipo – deve ser ingerida de uma hora antes e uma hora depois de beber este 1,50 lt de água. Deve ser estritamente observado que nenhuma bebida alcoólica deve ser tomada na noite anterior. Se necessário, água fervida e filtrada pode ser usada para este propósito.
É possível beber 1,50 lt de água de uma vez?
Para começar, a pessoa pode achar difícil beber 1,50 lt de água de uma vez, mas vai-se acostumando com isso gradualmente. Inicialmente, enquanto pratica, você pode tomar 4 copos primeiro e completar com dois copos após um intervalo de 2 minutos. Inicialmente, você pode precisar urinar 2 a 3 vezes dentro de uma hora, mas isso torna-se normal após algum tempo. Através de pesquisa e experimentação, as seguintes doenças são observadas serem curadas dentro dos dias indicados abaixo:
Constipação, 1 dia
Acidez, 2 dias
Diabetes, 7 dias
Pressão sangüínea & hipertensão, 4 semanas
Câncer, 4 semanas
Tuberculose pulmonar, 3 meses
Nota:
Recomenda-se que pessoas que sofram de artrite ou reumatismo devem praticar esta terapia 3 vezes ao dia, i.e., de manhã, ao meio dia e à noite, uma hora antes das refeições – por uma semana; e 2 vezes ao dia subseqüentemente, até a doença ser curada.
Como a água pura age?
Consumindo água potável comum da maneira correta, purifica-se o corpo humano. Torna o cólon mais efetivo, formando sangue novo, conhecido em termos médicos como “haematopaises” (sic). Que as dobras da mucosa do cólon e dos intestinos são ativadas por este método, é um fato conhecido, assim como a teoria de que sangue fresco é produzido nas dobras da mucosa. Se o cólon for limpo, então, os nutrientes da comida tomada várias vezes ao dia, serão absorvidos e, pela ação das dobras na mucosa, estes serão convertidos em sangue fresco. O sangue é de importância fundamental na cura de doenças e na restauração da saúde e para isso a água deve ser consumida de forma rotineira. Nós solicitamos veementemente que o método acima deve ser lido e praticado cuidadosamente.
Por favor espalhe esta mensagem para seus amigos, parentes e vizinhos – ela é um grande serviço que prestamos para a humanidade.”
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
DEZ DICAS
( 49 ) 3224 - 0100 // 3222 - 5232
oasisdiskagua@hotmail.com /diskaguaprosaude@hotmail.com
A Dica do seu Disk-Água é:
Alimentação do Dia.
Comece sempre o seu dia com um bom pequeno-almoço.
Coma mais vezes e menos de cada vez.
Coma pelo menos 400 g de hortícolas/vegetais e frutas por dia.
Reduza o consumo de sal.
Varie o mais possível os alimentos.
Beba água antes de sentir sede.
Coma de tudo, mas com moderação.
Vigie o seu peso, mantenha o IMC em valores normais (18,4 a 24,9).
Pratique atividade física pelo menos 3 vezes por semana.
Planifique a sua alimentação. Gostou?
SABURRA = MAU HÁLITO
( 49 ) 3224-0100 oasisdiskagua@hotmail.com/diskaguaprosaude@hotmail.com
A dica do seu Disk-Água é:
Mau hálito: acerte o tratamento
Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca (Sobepob) revelou que o mau hálito afeta 41% dos brasileiros entre 12 e 65 anos. O pior é que a maioria (58%) não percebe que sofre desse mal e tenta disfarçar com balas e chicletes
Muitas pessoas pensam que o mau hálito começa no estômago. Ao contrário, mais de 90% dos casos têm origem na língua, por isso, limpar a língua é tão importante quanto escovar os dentes e usar o fio dental.
Outros fatores que contribuem para um hálito desagradável são alimentos fortes (cebola, alho, salame, ovo, azeitona, sardinha), cáries, doenças nas gengivas, fumo, sinusites, infecções respiratórias, infecções na garganta, má higiene da boca e problemas digestivos.
Mas a causa mais comum, que dispensa exames sofisticados, é a língua suja, onde se acumula a saburra. Na linguagem dos dentistas, é a saburra lingual.
A anatomia que recobre a língua é formada por pequenas papilas (que lembram minúsculos cogumelos), muito próximas umas das outras. Com o tempo, entre as papilas surgem peque-ninas bolsas cheias de restos de comida, células mortas (resultantes da descamação natural do tecido) e bactérias que fermentam os restos alimentares, provocando a liberação de gases à base de enxofre, ou seja, o famoso mau hálito.
Quando mais espessa e pastosa for essa placa bacteriana, mais intenso é o cheiro que ela libera.
"Para a limpeza ser mais completa, a melhor solução é o raspador de língua, fácil de usar e mais eficiente que a escova, com a vantagem de evitar a recolonização das bactérias da língua para os dentes, transportados pela escovação", explicou o cirurgião - dentista Silvio Amadeu Nassar Pardo, da clínica Pardo Odontologia.
O limpador atua na região superior da língua, retirando restos de alimentos e bactérias, principalmente onde a escova não alcança. Depois de escovar os dentes, deve-se raspar suavemente toda a superfície da língua, com movimentos que vão da base para a ponta.
Lave o aparelho com água e sabão depois de usá-lo, trocando-o a cada seis meses.
É importante também diminuir o consumo de alimentos açucarados como chocolate, balas, sorvetes e tortas, já que o açúcar funciona como verdadeiro alimento para o crescimento e proliferação de bactérias.
Também o evidenciador de placas bacterianas é muito útil no controle bacteriano, por mostrar ao paciente onde estão as colônias a ser removidas pelo fio dental e escova.
Se o odor não desaparecer, é preciso procurar o médico, pois a origem não está na boca, e o mau cheiro pode ser causa de doenças.
Mesmo quem tem hálito saudável deve limpar a língua, pelo menos uma vez por dia, antes de dormir. Gostou da dica? Claro, não é o seu caso! Informe a dica à alguém que você conhece.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
DEVO BEBER MUITA ÁGUA?
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
A dica do seu Disk-Água Oásis é:
Beber muita água é bom para a saúde? A água é essencial para o corpo humano, mas a definição de que todas as pessoas necessitam diariamente de dois litros de água pode ser mais um dos "mitos" alimentícios.
A obrigação de ingerir líquidos não pode ser fixada. O próprio corpo é quem determina a quantidade necessária, a qual depende de alguns fatores pessoais que estão diretamente relacionados ao sexo, idade, atividade física e até temperatura ambiente.
De acordo com o nutrólogo Maximo Asinelli, o correto é beber água sempre que sentirmos sede: "as pessoas devem criar a consciência de que beber água é uma necessidade do corpo, e é ele quem oficializa essa vontade", afirma. A água em maior quantidade deve ser consumida somente em casos de exceção como febre alta ou durante a prática de esportes.
Asinelli ainda releva a importância de que a ingestão exagerada de líquidos tem como conseqüência a dilatação do estômago, fazendo com que a pessoa coma mais. Além disso, existe outro fator que pode gerar mal estar às pessoas: "certo abuso também pode favorecer a diminuição do suco gástrico, que acaba atrapalhando a digestão", frisa o nutrólogo.
Ainda assim, vale ressaltar que o nosso corpo é composto 60% de água e que, em alguns casos, toda essa necessidade pode ser controlada por uma dieta balanceada. Se a pessoa mantiver um consumo freqüente de frutas (as quais tem em composição 90% água) a necessidade do corpo será mínima, e não será preciso que exista uma ingestão forçada do líquido. O ideal afirma o Nutrólogo é de que pessoas que estejam em processo de dietas de redução de pesso bebam água em pequenos "goles" continuamente durante todo o dia e evitem ingerir líquidos durante as refeições.
De qualquer forma, o mais importante é respeitar as vontades do nosso corpo. Lembre-se, como nossos pais já diziam: tudo em excesso faz mal, até água.
CLORO: EFEITOS E CUIDADOS
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
A dica do seu Disk-Água é: Cloro...
O cloro é indispensável e constantemente utilizado pelas estações no tratamento da água, porém o seu residual altera sensivelmente o gosto e odor da água que bebemos. A aplicação do cloro é feita visando combater os vírus, algas e bactérias que possam estar presentes na água, mas quando aplicado em excesso torna-se prejudicial para o nosso organismo, podendo causar problemas intestinais, azia, má digestão, gastrite, irritações na pele e fermentação intestinal.Gostou? Faça um comentário!
Fonte - Safely of Water Disinfection: Balancing Chemical & Microbial Risks.
Edited by Gunther F. Craun
TRANSMISSÍVEIS PELA ÁGUA
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
Você já sabia? Seu Disk-Água Oásis informa:
Doenças transmissíveis pela água | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
PLANETA ÁGUA
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
Olha a informação do seu Disk-Água:
A grande preocupação mundial com a dificuldade de encontrar água com qualidade, para uso doméstico, industrial e irrigação, faz sentido. A água potável está com os dias contados e a ciência busca novas soluções para o abastecimento no século XXI. Sabemos que 2/3 do planeta é composto de água, sendo salgada 97% desta água, 2% está congelada nos pólos e somente 1% de toda água do mundo está disponível para o consumo. Deste 1% disponível, 2% estão nos rios, córregos e lagos e 98% está debaixo da terra possivelmente sob nossos pés. |
| ||||
Nas últimas décadas, houve um aumento na demanda dos recursos naturais, sendo a água o principal recurso explorado e também o mais utilizado, em virtude do crescimento populacional, das construções e da irrigação na agricultura. |
NÓS SOMOS ÁGUA
(49) 3224-0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água informa:
Nós somos água. O corpo de um bebê é 90% água, o corpo de adulto é 70%. Nós nascemos numa bolha de água, no ventre materno, passamos nove meses dentro de uma bolsa de água com o líquido amniótico, que contém todos os ingredientes necessários para crescermos até nascermos para o mundo. Podemos ficar várias semanas sem comer. Mas, se não ingerirmos líquidos, em dois dias começa o processo de falência múltipla dos órgãos, levando uma criança a morte em cinco dias e em dez um adulto. Todas as formas de vida dependem da água, não existe vida onde não há água. Por isso, do ponto de vista biológico, água e vida não podem ser separadas. Ao relacionarmos água, com saúde, temos alguns dados inquietantes. A maioria das doenças é causadas pelo uso de água imprópria para o consumo humano. Segundo os dados da ONU, aproximadamente 1,2 bilhões de pessoas não tem água de qualidade para beber e 2,4 bilhões não tem serviços sanitários adequados. A cada ano morrem 2 milhões de crianças devido a doenças causadas por água contaminadas em nosso país, cerca de 343 mil crianças com menos de cinco anos morreram entre 1979 e 1995, em conseqüência do consumo de água contaminada, 40% dessas mortes ocorreram na região nordeste.Achei interessante passar um pouco dessas informações aos leitores do nosso Boletim, pois é um assunto para nós começarmos a pensar e nos preocuparmos com o futuro dos nossos filhos e netos. Por que não?
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
O DIET DA ÁGUA
(49) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
Veja a dica do seu Disk-Água:
O lado diet da água
O consumo regular e em grandes quantidades ajuda na perda de peso, desde que combinado com uma mudança na alimentação
A água é uma ferramenta importante no processo da perda de peso. Durante o emagrecimento, as moléculas de gordura se quebram e transformam-se em toxinas. Por isso, elas precisam ser removidas do sangue e eliminadas do organismo. A principal forma de retirá-las do corpo é pelos rins, por meio da urina. Por isso, beber água é fundamental para limpar o organismo de impurezas causadas pela perda de peso.Além disso, ao emagrecer, o corpo perde músculo - trata-se de um processo natural. O problema é que músculos são ricos em água, ou seja: quanto mais peso se elimina, mais água é jogada fora pelo organismo. Conseqüentemente, torna-se indispensável tomar o líquido quando se está fazendo uma dieta restritiva de calorias. Afinal, o corpo não armazena grandes quantidades de água, e ela precisa ser reposta a todo momento.Outro ponto positivo é que a água auxilia a digestão e o funcionamento intestinal, processos essenciais para o sucesso no emagrecimento. Ela é indispensável para a formação do bolo fecal e sua movimentação ao longo do intestino.- Grande parte das fezes é formada por fibras solúveis presentes nos alimentos e que são hidratadas ao longo do tubo digestivo, possibilitando assim a consistência adequada das fezes - explica a endocrinologista Adriana Lofrano.É interessante também manter a freqüência da ingestão de água. A nutricionista e professora da Universidade Católica de Brasília Sarah Peres explica que é comum as pessoas comerem sem sentir fome, pois confundem a sensação de fome com sede.
REFRI SUBSTITUI ÁGUA?
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
Olha a dica do seu Disk-Água Oásis:
Refrigerante substitui água?
Não. A água é nutriente essencial para o ser humano e deve ser consumida diariamente. O refrigerante, apesar de não fornecer calorias, é pobre em nutrientes. Prefira água que hidrata o seu organismo e suco de fruta, que hidrata, fornece fibras, vitaminas e nutrientes, fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Portanto, água mineral é o melhor para a sua saúde.
IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O seu Disk-Água informa:
Todas as formas conhecidas de vida precisam de água. Os humanos consomem "água de beber" (água potável, ou seja, água compatível com as características de nosso corpo). Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.
Todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos. A água é um bom solvente e dissolve vários tipos de substâncias, como vários sais e açúcar, e facilita sua interação química, que ajuda metabolismos complexos.
Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em si. O próprio corpo humano é constituído em 70% por água que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades. É componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, tais como o controle de temperatura do corpo, por exemplo.
Preconiza-se o número de 1 copo de 200ml de água por hora em que se estiver acordado. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa. E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.É dito que o envelhecimento pode ser considerado um processo de secagem, uma vez que da infância até a velhice a quantidade de água no corpo diminui gradativamente.
É importante que você sempre consuma água de boa qualidade: água filtrada ou mineral.
Estudos mostram que o estômago capacita apenas 12ml/kg/hora, ou seja um adulto não conseguirá tomar mais de um litro de uma só vez sem "passar mal".
ÁGUA DA CISTERNA
(49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O seu Disk-Água dá a dica:
A captação de água da chuva é uma alternativa com custo relativamente baixo e uma opção de fornecimento tão importante quanto à de águas superficiais e subterrâneas. Além disso, ela possibilita a participação e implica o gerenciamento pelas próprias comunidades, com um impacto ambiental mínimo.O padrão de qualidade de água para consumo humano é determinado pela Portaria nº 518, de 25 de Março de 2004, do Ministério da Saúde. De acordo com esta legislação “toda água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita à vigilância da qualidade da água”; e água potável é “àquela cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendem ao padrão de potabiliddae e não oferece risco à saúde”. Para garantir a qualidade da água das cisternas as seguintes instruções são passadas aos beneficiários: • localização: o local para a construção da cisterna deve ser situado longe de lixões, currais, fossas ou outros pontos de poluição que possam colocar em risco a qualidade da água e/ou comprometer a estrutura da cisterna; • sangradouro: é essencial a colocação de sangradouro na cisterna para permitir o escoamento do excedente da água armazenada; • bomba manual: para evitar o contato direto com a água, e, em alguns casos o uso de vasilhas não adequadas para retirar a água, a cisterna deve conter uma bomba manual. Esta água pode ser bombeada diretamente para um reservatório menor localizado na cozinha da casa; • calhas: toda cisterna deve contar com calhas para conduzir a água da área de captação, normalmente o telhado das casas, para o tanque de armazenamento. Devem-se ter alguns cuidados com as calhas para que estas coletem toda água sem provocar desperdícios. Com as elevadas temperaturas comuns na região, geralmente as calhas de tubos de PVC se deformam dificultando a captação da água, principalmente quando as chuvas são de maior intensidade; • primeiras águas: a água das primeiras chuvas deve ser eliminada pois normalmente esta primeira água lava o telhado das casa, que pode conter fezes de pequenos animais, poeira, folhas secas, restos animais, entre outras sujeiras que podem contaminar a água das cisternas; • limpeza da cisterna: a cisterna deve ser lavada uma vez por ano, sempre antes do início das novas chuvas, de forma que não ocorra mistura da água antiga com a nova. Porém, é importante não deixá-la sem água, pois isso pode provocar rachaduras e possíveis infiltrações.Além disso, a água deve ser filtrada e tratada com cloro antes de se consumida: • Filtragem da água: a água da cisterna destinada a consumo humano deve ser filtrada. Os filtros podem ser os comumente encontrados no comércio, ou outros tipos caseiros. • Tratamento com cloro: a água deve ser clorada em um reservatório de menor tamanho que deve ficar localizado na cozinha. A recomendação para cloração é de 01 colher de chá de água sanitária para cada 20 litros de água armazenada. Deve-se misturar bem. Após 30 minutos, a água já pode ser consumida. Alternativamente, devem-se seguir as recomendações dos Agentes de Saúde (que atuam na comunidade) para o tratamento da água.A captação de água da chuva é uma alternativa com custo relativamente baixo e uma opção de fornecimento tão importante quanto à de águas superficiais e subterrâneas. Além disso, ela possibilita a participação e implica o gerenciamento pelas próprias comunidades, com um impacto ambiental mínimo.O padrão de qualidade de água para consumo humano é determinado pela Portaria nº 518, de 25 de Março de 2004, do Ministério da Saúde. De acordo com esta legislação “toda água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita à vigilância da qualidade da água”; e água potável é “àquela cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendem ao padrão de potabiliddae e não oferece risco à saúde”. Para garantir a qualidade da água das cisternas as seguintes instruções são passadas aos beneficiários: • localização: o local para a construção da cisterna deve ser situado longe de lixões, currais, fossas ou outros pontos de poluição que possam colocar em risco a qualidade da água e/ou comprometer a estrutura da cisterna; • sangradouro: é essencial a colocação de sangradouro na cisterna para permitir o escoamento do excedente da água armazenada; • bomba manual: para evitar o contato direto com a água, e, em alguns casos o uso de vasilhas não adequadas para retirar a água, a cisterna deve conter uma bomba manual. Esta água pode ser bombeada diretamente para um reservatório menor localizado na cozinha da casa; • calhas: toda cisterna deve contar com calhas para conduzir a água da área de captação, normalmente o telhado das casas, para o tanque de armazenamento. Devem-se ter alguns cuidados com as calhas para que estas coletem toda água sem provocar desperdícios. Com as elevadas temperaturas comuns na região, geralmente as calhas de tubos de PVC se deformam dificultando a captação da água, principalmente quando as chuvas são de maior intensidade; • primeiras águas: a água das primeiras chuvas deve ser eliminada pois normalmente esta primeira água lava o telhado das casa, que pode conter fezes de pequenos animais, poeira, folhas secas, restos animais, entre outras sujeiras que podem contaminar a água das cisternas; • limpeza da cisterna: a cisterna deve ser lavada uma vez por ano, sempre antes do início das novas chuvas, de forma que não ocorra mistura da água antiga com a nova. Porém, é importante não deixá-la sem água, pois isso pode provocar rachaduras e possíveis infiltrações.Além disso, a água deve ser filtrada e tratada com cloro antes de se consumida: • Filtragem da água: a água da cisterna destinada a consumo humano deve ser filtrada. Os filtros podem ser os comumente encontrados no comércio, ou outros tipos caseiros. • Tratamento com cloro: a água deve ser clorada em um reservatório de menor tamanho que deve ficar localizado na cozinha. A recomendação para cloração é de 01 colher de chá de água sanitária para cada 20 litros de água armazenada. Deve-se misturar bem. Após 30 minutos, a água já pode ser consumida. Alternativamente, devem-se seguir as recomendações dos Agentes de Saúde (que atuam na comunidade) para o tratamento da água.
sábado, 15 de novembro de 2008
SOLARIZAÇÃO???
(49) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
Você sabe o que é? O seu Disk-Água Oásis informa:
Solarização: tratamento da agua sem produtos quimicos
Solarização: o nome é complicado, mas o processo é simples. Basta colocar a água contaminada em garrafas pet incolores e expô-las ao sol.
Uma pesquisadora da universidade estadual de Rio Claro, explica que a idéia da pesquisa surgiu do fato de que a grande maioria das bactérias não é resistente a luz do dia e nem ao calor, e morre em três dias no máximo, mesmo em tempos de inverno. Antes de beber é só passar o líquido de um recipiente para outro. Apenas uma curiosidade! Vamos pesquisar mais!
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
O QUE PODE ACONTECER?
( 49 )3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
Dica do Seu Disk-Água Oásis:
Para quem não se hidrata
•- desvitalização dos cabelos;
• - descamação do couro cabeludo;
• - distúrbios de concentração;
•- sono e memória, com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso", de circulação mais lenta;
•- ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas que com baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções;
• - conjuntivites;
• - sinusites;
• - bronquites;
• - pneumonias;
- lesões da pele com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e seu acúmulo local;
• - queda e enfraquecimento dos pêlos;
• - baixa produção de saliva;
•- distúrbio no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;
•- respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
•- constipação e por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior);
•- impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
COMO TOMAR ÁGUA
( 49 ) 3224-0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água lembra:
Como tomar água :
A água deve ser tomada ao longo de todo o dia. Beber um ou dois copos, pela manhã, ao acordar; ao deitar a noite; durante o dia, de uma em uma hora. Beba água mesmo que não tenha sede, pois isso não significa que seu organismo não precisa de água. O ideal é não beber água junto com as refeições, pois atrapalha a digestão. Beba meia hora antes e uma hora após as refeições. Muitos não bebem água porque esquecem. Por isso, coloque a água ao seu alcance: no local de trabalho, na sua mesa, no quarto a noite, na viagem, de maneira que você a veja sempre e lembre-se de toma-la. Aos poucos você vai se acostumando até não mais esquecer e sentir falta dela. Gostou da dica? Oásis, o seu Disk-Água pensando na sua saúde.
PREJUIZOS DE BEBER POUCA
( 49) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água informa:
Os prejuízos de beber pouca água :
O organismo, recebendo pouca água, fica desidratado. Cansaço, indisposição, pele seca, cabelos secos, dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações, cistites, formação de cálculos (pedras), alterações da pressão arterial, da circulação, do sistema hormonal, irritabilidade, insônia, são alguns exemplos do que pode acontecer para quem bebe pouca água. Na falta de água, fica prejudicado o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo. Esse sistema é indispensável para a saúde, mas só funciona se existir grande quantidade de água. Você conseguiria fazer uma limpeza em sua casa com apenas 1 ou dois copos de água? Claro que não. O organismo também não. Se a água é pouca, não é possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas, prejudiciais, contribuindo para o aparecimento das mais variadas doenças. Pense nisso! Oásis: o Seu Disk-Água!
RISCOS À SAÚDE
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu disk-água informa:
Fatores de riscos à saúde:
São os fatores que determinam os risco da pessoa ficar doente. Quanto mais Fatores de Risco estejam presentes mais possibilidade existe de ocorrer a doença e a morte. Os Fatores de Risco, são: tabagismo, sedentarismo, obesidade, colesterol alto, pressão arterial alta, diabete, estresse, idade e hereditariedade. Observe que apenas os dois últimos fatores não dependem de você. Todos os demais podem ser modificados através de sua vontade e de seus hábitos. O "Programa Vida e Saúde" têm o objetivo de fazer com que você elimine os Fatores de Risco presentes em sua vida, ensinando e motivando para que você faça sua parte, única maneira de alcançar a cura verdadeira e a saúde.
NECESSIDADES DA MENTE
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água levando saúde prá você.
As necessidades da mente :
A mente é a parte de seu organismo que faz com que você tenha emoções e sentimentos. Assim como o corpo, a mente têm suas necessidades, que são: 1- Amor 2- Paz 3- Segurança 4- Sentir-se útil. Destas, a mais importante é o amor. Exercitando o amor as demais necessidades serão mais facilmente alcançadas. O ser humano precisa amar e ser amado. Sem amor a vida não tê m sentido. Sem amor o ser humano adoece. E como deve ser vivenciado o amor ? Amar a Deus acima de todas as coisas, amar ao próximo e amar a nós mesmos, é a maneira como Deus ensinou. Fortalecendo seu relacionamento com Deus, O conhecendo e O amando, você poderá vivenciar o amor para com as pessoas e para com você mesmo. Seja amoroso com seus familiares, trate-os com carinho. Desenvolva a mansidão, a paciência e a tolerância para compreender os defeitos das pessoas, evitando ser agressivo e grosseiro. Entenda o quanto seus familiares dependem de você, de sua palavra, de suas atitudes para serem felizes. Faça esforços e o seu melhor para manter em sua casa um ambiente de paz. É o ambiente de amor e paz que mais proporciona segurança para as pessoas, mais que dinheiro e posses materiais. Especialmente as crianças necessitam muito de demonstrações de amor: o abraço, o beijo, a carícia, o afago, ouvir uma palavra de carinho, o ouvir de seus entes queridos, eu te amo. Não basta estar com o coração cheio de amor se não fizer esse amor chegar até às criança através de ação. Por isso se diz que não basta que a criança seja amada, ela precisa sentir-se amada. Ao contrário, evite críticas e palavras destrutivas, são extremamente prejudiciais. O amor entre o casal, a atenção, o respeito, as carícias, os elogios, são essenciais para a saúde mental e para o equilíbrio do lar e da família. Um dos fatores mais importantes para a felicidade e a saúde da criança é ela sentir o amor entre seus pais. Sentir-se útil: trabalhar, produzir, ter objetivos, metas, planos, independente da recompensa financeira. Produzir algo em benefício de pessoas necessitadas, realizar um trabalho social, faz bem à sua saúde física e mental e fará com que seus próprios problemas diminuam. Já sabia?
NECESSIDADES DO CORPO
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água informa:
Quais as necessidades do corpo ?
As necessidades mais importantes do corpo, são: 1- Sol e ar 2 - Água 3 - Alimento 4 - Exercício 5 - Repouso 6 - Higiene Essas necessidades do corpo precisam ser atendidas para que ele seja sadio. Basta uma delas não ser atendida para enfraquecer, diminuir a resistência e adoecer, mais cedo ou mais tarde, além de tornar a cura mais difícil. Você vai aprender sobre todas essas necessidades, ao longo do "Programa Vida e Saúde", e vai ver como elas são importantes e indispensáveis. Por exemplo: você pode estar com um problema de saúde, um sintoma ou uma doença, simplesmente por não beber a água que seu corpo precisa e, sem saber, estar tomando remédios quando deveria tomar mais água. Os remédios, quando inadequados, só irão intoxicar e provocar gasto desnecessário de dinheiro. Todas as necessidades do corpo serão explicadas separadamente, nas próximas lições.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
ÁGUA COM AÇÚCAR
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Disk-Água presente no seu dia-a-dia informa:
Não, essa receita antiga, usada para acalmar pessoas que passaram por alguma situação de susto e tensão não passa de crendice popular. “Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, que é uma fonte de energia e não tem nenhum efeito tranqüilizante ou sedativo”, diz a endocrinologista Adriana Teloglia, professora do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo. “Apesar disso, o açúcar pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina. Essa sensação de bemestar é muitas vezes confundida com o tal efeito relaxante que muita gente acredita que a mistura de água com açúcar tem”, diz a farmacêutica mineira Denise Polato de Lima. Ao mesmo tempo, a ingestão do líquido pode ter um bom efeito psicológico e acabar funcionando como um placebo, acalmando por auto-sugestão. Os especialistas afirmam, no entanto, que contar até dez ou respirar fundo por alguns minutos são técnicas muito mais eficazes para conter o nervosismo e recuperar a tranqüilidade. Outra saída é recorrer a alguns calmantes naturais, como os chás de camomila ou de erva-doce.
ÁGUA MAIS RARA
(49) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
Lembrete do Seu Disk-Água Oásis:
"A saúde de sua família começa pela água."
O Brasil é o grande reservatório de água do mundo: possui 11,6 % da água doce disponível no planeta (53% dos recursos hídricos da América do Sul). Cada brasileiro possui, em tese, 34 milhões de litros ao ano a sua disposição, um volume enorme, já que é possível levar vida confortável com 2 milhões de litros ao ano, conforme as estimativas da ONU. Mas essa água é mal distribuída, 80% concentram-se na Amazônia, onde vivem apenas 5 % dos habitantes do país; os 20% restantes abastecem 95% dos brasileiros. Várias cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais convivem com oferta anual inferior a 2 milhões de litros por habitante, para uso direto e indireto.
A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água.
Nas cidades, os problemas de abastecimento estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada – que atinge regiões de mananciais. Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária. Os agrotóxicos e dejetos utilizados nessas atividades também acabam por poluir a água. A baixa eficiência das empresas de abastecimento se associa ao quadro de poluição: as perdas na rede de distribuição por roubos e vazamentos atingem entre 40% e 60%, além de 64% das empresas não coletarem o esgoto gerado.
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
( 49 ) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água presente dia-a-dia com você.
"A saúde de sua família começa pela Água!"
ANOTE NO SEU CADERNO ESTES LEMBRETES
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
DE MATERIAIS USUALMENTE JOGADOS NOS RIOS, NOS LAGOS E NO MAR
VOCÊ SABIA?
(49) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água levando conhecimento até você.
Você sabia que...
Que o Brasil é o país mais rico em água doce do planeta? Nada mensos que 13,7 % de toda água do mundo está aqui.
Que o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, é a maior área úmida continental do mundo?
Que a Amazônia abriga as mais extensas florestas alagadas do planeta?
Que 70% das internações hospitalares do Brasil são causadas por doenças relacionadas à água?
Que em todo mundo, cerca de 10 milhões de mortes anuais resultam de doenças intestinais transmitidas pela água?
Que menos de 1% da água doce do planeta está disponível para o consumo?
Que em todo mundo, a irrigação na agricultura responde por cerca de 70% do consumo de água; 20% vão para a indústria; e os 10% restantes destinam-se ao uso doméstico?
Que no Brasil, a agricultura consome 70% da água, as indústrias, 20%, e as residências 10%?
Que cada minuto de banho gasta de 3 a 6 litros de água?
Que você economiza 70 litros de água se fechar a torneira enquanto ensaboa a louça?
Que o mau uso do solo nas regiões ribeirinhas é o maior causador das enchentes?
Que em todo o mundo, as enchentes causam perdas econômicas de cerca de cinco bilhões de dólares?
Que 40 milhões de brasileiro não têm acesso a água?
Que o uso de água mais que triplicou entre 1950 e 1980?
Que em São Paulo, 70% da poluição das águas é de origem doméstica e 30% de origem industrial?
Que o índice de desperdício de água no Brasil chega a 40% entre a produção e os domicílios?
Gostou das informações? Só o Disk-Água Oásis pensa em você!
sábado, 1 de novembro de 2008
CONTAMINAÇÃO DOS OCEANOS
(49) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água informa:
A contaminação do oceano
A zona costeira é região de grande produtividade biológica, sustentando vida marinha que engloba desde plâncton a peixes, tartarugas e baleias. A maior parte dos peixes de água salgada consumidos é pescada ao longo de uma região de 320 km a partir da praia. A cada ano, toneladas de sujeira são depositadas nessas zonas costeiras e nas cabeceiras de rios. Uma parte crescente desse depósito acumulado pode ser atribuída à erosão e à desflorestação causadas pela intervenção humana. Além das descargas de rios, outras causas contribuem para que a poluição chegue ao oceano: escoamento de águas superficiais, transporte atmosférico, despejo de lixo, acidentes de navios, entre outras. Garrafas plásticas não-degradáveis e outros restos de consumo jogados nas praias são carregados pelas correntes marítimas, causando a morte de milhares de pássaros, peixes e mamíferos marinhos que os confundem com alimento ou neles ficam aprisionados.
Descargas excessivas de esgoto das áreas urbanas praieiras levam à eutroficação das águas costeiras, o que pode alterar a composição das populações de plâncton. O crescimento acelerado de plâncton, devido ao elevado teor de nutrientes dos esgotos pode levar ao esgotamento do oxigênio disponível para os peixes, causando sua morte. Além do mais, a presença de bactérias patogênicas no esgoto tem levado à interdição de praias aos banhistas e a proibições de pesca de moluscos e crustáceos, que concentram bactérias em seus tecidos.
Alguns milhões de toneladas de petróleo atingem o oceano a cada ano e essa contaminação acumulada por décadas não chega a cobrir áreas extensas do oceano graças à evaporação eventual do petróleo e à sua degradação por bactérias. Mas, embora o petróleo seja biodegradável, os micróbios precisam de um tempo relativamente longo para cumprir sua tarefa, e nesse meio-tempo um derramamento de petróleo vem a ser letal para uma variedade de plâncton, peixes e mariscos, assim como a pássaros e mamíferos marinhos.
LIXOS NA ÁGUA
(49)3 224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água informa:
Lixo Orgânico
O lixo orgânico é biodegradável, mas pode representar um grande problema: a biodegradação excessiva pode levar à falta de oxigênio em rios e lagos. Os excrementos humanos contêm alguns dos mais nocivos contaminantes conhecidos, incluindo microrganismos patogênicos como os agentes da cólera, da febre tifóide e da desinteria.
Lixo Industrial
O lixo industrial pode incluir metais pesados e grandes quantidades de material sintético, como os pesticidas. São materiais que se caracterizam pela toxicidade e pela persistência, não sendo rapidamente degradados em processos naturais ou nas usinas de tratamento de esgotos. Materiais industrializados tais como vidro, concreto, papel, ferro e alguns plásticos são relativamente inócuos, ou por serem inertes, ou biodegradáveis, ou pelo menos não-tóxicos.
Muitos poluentes penetram em rios e lagos através de descargas de fontes localizadas -- como canalizações de esgotos -- ou de fontes não localizadas, como é o caso das águas de escoamento (runoff), que transportam pesticidas e fertilizantes. Contaminantes também podem penetrar no ciclo da água através da atmosfera. O mais conhecido entre eles talvez seja o ácido resultante da emissão de óxidos de nitrogênio e dióxido de enxofre pela indústria e pelos motores de carro. A deposição de ácido pode ser "seca" (quando os gases atingem diretamente o solo ou a vegetação) ou "úmida" (quando o ácido se dissolve na chuva). Em áreas de pastoreio intensivo, parte da amônia liberada de esterco é introduzida na atmosfera e parte é convertida por micróbios no solo em nitratos solúveis. Como o nitrato tem alta mobilidade, por ser solúvel em água e não se ligar a partículas do solo, tornou-se um dos principais poluentes da água subterrânea. Sabia disso?
PUREZA DA ÁGUA
(49) 3224 - 0100 diskaguaprosaude@hotmail.com
O Seu Disk-Água Informa:
Como a água perde sua pureza?
No seu caminho para o mar, a água vai ficando carregada de partículas e matéria dissolvida, provenientes de detritos naturais e dos despejos da sociedade humana. Quando a densidade populacional ao redor de uma reserva de água é baixa, os resíduos na água podem ser degradados por micróbios, em um processo natural de autopurificação. Quando a capacidade de autopurificação é excedida, grandes quantidades de resíduos se acumulam nos mares, onde podem causar danos à vida aquática.
Existem dois tipos de despejos que contaminam a água: o lixo orgânico -- proveniente de excrementos humanos e de animais e do descarte das partes fibrosas de vegetais colhidos e não consumidos -- e o lixo industrial, gerado pelos processos industriais e pelo descarte que, cedo ou tarde, se faz dos produtos fabricados pelas indústrias.