As micoses de pele são infecções superficiais. Ocorrem quando as condições ambientais - calor, umidade, pouca luz e presença de matéria orgânica - favorecem o crescimento de fungos. As micoses superficiais que atingem pele e unhas em geral não trazem maiores riscos para a saúde, o que não quer dizer que dispensem atenção.
Uma micose começa como um problema estético que, de imediato, afeta a vida social. Coceira, inflamação ou escamação da pele e deformação nas unhas são sintomas comuns. Se não for tratada adequadamente, pode causar dor e incômodo. Nos pés, por exemplo, a micose é a porta de entrada para infecções bacterianas, o que piora o quadro. O desconforto chega a interferir no andar, causando problemas ortopédicos. Os diabéticos devem ter um cuidado especial, pois são particularmente suscetíveis a ferimentos e infecções graves.
O automedicamento costuma ser desastroso, pois o fungo fica ainda mais resistente, dificultando a cura. Alguns tipos de micose podem ser tratados em poucos dias, com o uso de cremes antifúngicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário