ESTÁ CHEGANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO DO DISK ÁGUA OÁSIS... AGUARDEM AS GRANDES NOVIDADES...

O QUE VOCÊ PROCURA SOBRE "AGUA" MINERAL ESTÁ AQUI! "Sua saúde passa por aqui!
*" Confiança não se compra, nem tem preço, por isso todos preferem - Oásis Disk Água. O Disk 10. "
*2015 vai ser um ano repleto de saúde, realizações e sucesso.
*O calor chegando... dá-lhe verão..., vamos tomar água. E em 2015 que acaba de chegar... muita água mineral.

OÁSIS: 18 ANOS LEVANDO SAÚDE PELA ÁGUA PRÁ VOCÊ. FELIZ ANO DE 2015.


terça-feira, 31 de agosto de 2010

PRÊMIO ABRE 2010

Novo garrafão de 20 Litros de Água Mineral Imperatriz - Vencedor do Prêmio ABRE 2010



A embalagem de 20 litros de Água Mineral Imperatriz ficou entre as 3 primeiras classificadas no Prêmio ABRE - Associação Brasileira de Embalagem de 2010 ( prêmio de embalagem mais concorrido do Brasil)!
Com design moderno, feito apenas com resina pet de alta qualidade e resistência, assim como os demais produtos da Água Mineral Imperatriz, o novo garrafão de 20 litros cumpre as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e seu processo e fabricação tem qualidade certificada pelo INMETRO.Esta é de nosso Estado SC.

MÁQUINA INTELIGENTE

A marca Juicy Drench vai instalar pela Inglaterra algumas máquinas de refrigerantes bebidas que testarão as habilidades de raciocino das pessoas. Os que se saírem bem conseguirão um exemplar de água mineral com suco de frutas.

Os aparatos serão espalhados pelas cidades de Londres, Manchester, Bristol e Birmingham. A maior parte dos desafios disponíveis são problemas simples de matemática e lógica e você pode, inclusive, verificar alguns exemplos no site da marca para ver se conseguiria se dar bem.

A ideia é uma iniciativa de marketing que visa provar que o cérebro funciona melhor quando bem hidratado e que, por isso, seria bom conseguir uma garrafa da bebida antes de passar pelos testes para conseguir melhores resultados.[Por Rafael Bergamaschi]

PÉSSIMA QUALIDADE



Água voltou às torneiras, mas qualidade é péssima
Moradores descobriram a água é imprópria e suja

A boa notícia é que a água já voltou em algumas casas. A má é que a água continua de péssima qualidade. Depois de quase três meses sem água, moradores do bairro da Pratinha II, reclamam que nas residências onde o líquido voltou, é sujo e impróprio para banho ou consumo.

Por esse motivo, a rotina dos moradores continua a mesma. “Todos os dias eu vou à casa da vizinha carregar água. Já não aguento mais”, disse a dona de casa Maria do Pilar, que mora no bairro há dez anos. Cansada de carregar garrafas de água na cabeça, a mulher improvisou um meio de transporte. “Peguei um carrinho de bebê velho e fiz vários furos para colocar várias garrafas de água. É melhor do que ficar carregando na cabeça”.

Assim como ela, cada morador faz o que pode para não usar a água suja que sai das torneiras.

Confira as imagens da situação dos moradores da Pratinha II

O comerciante João Barbosa, disse que tem que coar toda vez a água antes de usá-la. Ele fez questão de mostrar para a reportagem, o filtro, também improvisado que ele usa. “Esse pano que eu uso para filtrar a água, era azul, agora, ele já está ficando preto de tanta sujeira que sai dessa água. Não tem condição nenhuma de usar isso”. Retratos do Brasil !

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

LIMPE OS RINS

Os anos passam e nossos rins vão filtrando nosso sangue para remover

o sal e outros intoxicantes que entram no organismo.
Com o tempo, o sal se acumula e precisamos de uma limpeza.

Como fazer isso?

De um modo simples e barato: Pegue um maço de salsa e lave bem.

Corte bem picadinho e ponha em uma vasilha com água limpa.

Ferva por 10 minutos e deixe esfriar. Coe, ponha em uma jarra com

tampa e guarde na geladeira.

Beba um copo todos os dias, e você vai perceber que o sal e outros venenos
acumulados nos rins saem na urina.


Você vai notar a diferença! [blog ENS]

domingo, 29 de agosto de 2010

REGRAS NA VALIDADE

Regras - Embora o consumidor deva ficar atento às informações das embalagens na hora da compra, cabe aos fabricantes aceitar e recolher todos os vasilhames, independentemente do vencimento do prazo estipulado.

“A única coisa que o consumidor deve fazer é ficar atento à data de validade. Em caso de ter o galão recusado ou tentarem ‘empurrar’ um galão com data de validade próxima ao vencimento, ele deve procurar os órgãos de defesa do consumidor. Cabe aos fornecedores retirar de circulação qualquer galão, inclusive os que já estão vencidos”, explica o coordenador técnico do Procon-BA, Pedro Lepikson.

Ele explica que os comerciantes que vendem água mineral também podem solicitar aos fabricantes que recolham as embalagens vencidas, que não podem mais ser utilizadas.
“A princípio, não existe relação de consumo entre o comerciante e o produtor da água mineral. O vínculo entre eles é empresarial e não está submetido ao Código de Defesa do Consumidor, salvo raras exceções. Esses comerciantes têm de entrar com a ação na Justiça para exigir reparação contra os produtores que estejam se recusando a receber os galões de volta”, orienta.

Lepikson ressalta que o objetivo do prazo de validade para a reutilização das embalagens de água mineral é que os fabricantes passem a renovar o estoque de galões, em todo o País, a cada três anos. “Esta é uma medida que faz parte dos custos inerentes às atividades que eles desenvolvem”, destaca

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

VIVA ÁGUA MINERAL

Que beber água mineral faz bem, já sabemos há muito. Mas parece que o líquido tem sido cada vez mais valorizado pelos consumidores e pelas empresas - talvez por causa da própria polêmica em torno da possível escassez no mundo, aliada às discussões sobre aquecimento global e à atual preocupação com questões ligadas à alimentação saudável e dietas. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) informam que os o consumo de água engarrafada no Brasil triplicou nos últimos dez anos.

São cerca de 400 marcas diferentes de água mineral entre nacionais e importadas. Ainda assim, os brasileiros ficam atrás quando comparados aos europeus: enquanto bebemos, em média, 30 litros de água envasada por ano, na Europa, o consumo chega a mais de 120 litros por pessoa.

Segundo o presidente da Abinam, Carlos Alberto Lancia, a porcentagem de consumo de água mineral no Brasil cresce dois dígitos a cada 12 meses há mais de cinco anos. "A perspectiva é de que haja ainda um aumento de 15%. Em 2007, foram 6,8 bilhões de litros comercializados aqui. Atualmente, o Brasil é o 10º país na lista de maiores consumidores da bebida", destaca Lancia. "Hoje, temos 400 fontes, e o número só tem aumentado. Cerca de 30% das reservas de águas minerais do mundo estão no território brasileiro", completa.

Quem pensa que água é simplesmente água e ponto final está redondamente enganado. Basicamente, ela pode ser a que sai das torneiras, tratada pela rede pública, a mineral natural, que é envasada direto da fonte, e a que contém adição de sais artificialmente em laboratório. Carlos Alberto Lancia ressalta que a água mineral tem propriedades medicamentosas. "É colocado na garrafa o que veio da natureza. Ela não passa por nenhum tratamento. A água da fonte entrou em contato com rochas, sedimentos, algas e outros elementos naturais que a afetam; por isso, ganham componentes como sódio, cálcio, magnésio", descreve. O tipo de ação no organismo vai depender justamente dos sais minerais e de características físico-químicas, como radioatividade.

Entre as minerais, há diversas variedades disponíveis. Geralmente, são classificadas pelo tipo de fonte de onde vieram e pela composição química: "Há as radioativas, que ajudam a eliminar cálculos renais; as magnesianas, que ajudam a regular o intestino; as alcalino-terrosas, diuréticas, digestivas e com alto poder de hidratação; as alcalino-bicarbonatadas, que têm cálcio e favorecem a digestão, funcionando até como sal de frutas; as ferruginosas, que auxiliam nos casos de anemia; as sulfurosas, boas para quem sofre de sinusite; as gasosas naturais, que são digestivas; as oligominerais, leves, com baixo teor de sais; as fluoretadas", enumera o presidente da Abinam. As variações dos componentes (informações nutricionais) podem ser verificadas no rótulo das garrafas.

BENEFÍCIOS DO OVO

Você sabia que comer ovo no café da manhã ajuda a emagrecer? Saiba o que esse alimento tem de melhor e como prepará-lo de diferentes maneiras.

Ovo saudável é o que não tem rachaduras na casca. “Pode entrar bactéria neste ovo”, alerta Vanessa Oliveira, nutricionista.

E nunca lave o ovo antes guardá-lo na geladeira. “A salmonela está na casca do ovo. A casca do ovo é muito fina, e quando eu lavo este ovo eu propicio que esta bactéria entre dentro dele. Após lavar, coloque direto na panela para prepará-lo”, orienta.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Caxias do Sul comprovou que o ovo de codorna tem 38% de gordura a mais que os outros. Já a diferença das proteínas e do colesterol é insignificante entre os vários tipos de ovo. "Se você tiver condições de fazer a aquisição de um ovo orgânico, este eu aconselharia”, disse.

Todo ovo tem ácido fólico, uma vitamina que combate a anemia, reduz o risco do mal de Alzheimer, previne doenças cardíacas, derrames e ainda ajuda controlar a hipertensão.

Comer ovos todos os dias no café da manhã pode até ajudar a emagrecer. É que ele tem uma proteína que aumenta a sensação de saciedade, ou seja, a gente demora mais a sentir fome.

Mas se você for comer ovo na hora do almoço não coloque carne no prato. A soma do colesterol do ovo e da carne é um excesso para uma mesma refeição

“O ovo realmente ele é muito rico em colesterol, a gente sabe que ele aumenta o colesterol ruim, o LDL, mas aumenta também o colesterol bom. Alguns estudos mostraram inclusive que o ovo possui algumas substâncias que dificulta a absorção do colesterol de outras fontes, então trazendo algum benefício pro nosso dia a dia, daí ter saído do papel de vilão”, comenta Marcio Kalil, cardiologista.

Para os cardiologistas, mesmo quem tem colesterol alto pode comer ovo até quatro vezes por semana. “Cozido, de preferência, que não vai ter nenhum problema no seu controle”, afirma o cardiologista.

VENDA DISPARA NO ABC

A baixa umidade do ar recorde registrada na Região Metropolitana de São Paulo tem aumentado a sede da população, tanto que as distribuidoras de água instaladas na região tiveram alta média de 30% nas vendas em relação às semanas anteriores. O desempenho é comemorado pelos empresários, que amargavam queda no faturamento devido ao tempo frio intenso.

Mesmo com seis caminhões em operação atender os pedidos, a Discom precisou contratar mais dois veículos para atender a forte demanda. Hoje serão entregues 950 garrafões, aumento de 90% frente aos dias anteriores, aponta Diego Gamba, sócio da distribuidora e da fonte Olímpica, localizada em Ribeirão Pires.

"O aumento médio nas vendas é de 30% nesta quinzena quando comparada à primeira", afirma o empresário. Segundo Gamba, a fonte produz cerca de 120 mil litros de água por dia, fornecidos para o Grande ABC, Baixada Santista e Capital.

Na andreense Diságua, os clientes que compravam apenas uma vez por semana estão antecipando a compra. O sócio da distribuidora, Jayme de Oliveira Junior, avalia que houve acréscimo de 30%, especialmente nesta semana. Ele completa que no inverno, as venda da bebida chega a cair 40%.

Oliveira afirma que se o tempo continuar seco até as primeiras semanas de setembro, o incremento nas vendas sobre agosto será, no mínimo de 20%. A empresa, que recebe média de 5.000 garrafões chega a fazer pedidos de 6.000, dependendo do volume de pedidos.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

QUAL O DESTINO CORRETO?

Nem todo consumidor sabe, mas ao adquirir bombonas de água, ele fica responsável por dar umdestino correto a elas. Quando um estabelecimento é flagrado não cumprindo as leis, automaticamente é multado.

De acordo com a gerente de Vigilância Sanitária de Lages (VSL), Regina de Souza Oliveira Martins, as bombonas podem permanecer no mercado por até três anos, se não apresentarem imperfeições.

O responsável em dar um destino correto para as bombonas é quem fez a compra delas e não quem as vendeu, caso não seja cumprido é multado. “Em vistoria, furamos os vasilhames para que torne impossível a reutilização”, explica Regina.

Esta era a dúvida que o proprietário de uma distribuidora tinha por não saber de quem era a responsabilidade de dar um destino correto.

“Eu vendo as bombas no mercado, mas sempre tenho dúvidas de quem recolhe elas após o uso ou vencimento”, relata.

Empresas recicladoras de garrafas pet buscam estes materiais nos estabelecimentos, cortam as bombonas em tiras, trituram e as transformam em outros utensílios como baldes, bacias, vassouras.

Segundo Regina, o município de Lages ainda não dispõe deste recurso, sempre que necessário são contratadas equipes de outras cidades. “Mas todo consumidor contrata empresa de fora para recolher”, diz.

De acordo com pesquisas, uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para se decompor.

Uma lata de alumínio pode levar de 80 a 100 anos para se decompor. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder as propriedades.

Separando todo o lixo produzido em residências, a população evita a poluição e impede que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias.

Além disso poupa o meio ambiente contribuindo para o bem estar da humanidade, já que pesquisas apontam que pode faltar água potável e também ar em condições de ser absorvido pelo ser humano.[Fonte:Correio Lageano]

GARRAFÃO MAIS CARO NO RN

A partir de 1º de setembro, o preço dos galões de 20 litros de água mineral será reajustado em todo o Rio Grande do Norte. O valor do produto, que hoje varia, em média, para o consumidor final, de R$ 3,00 e R$ 3,50GARRAFÃO AGUA MINERAL, deverá ficar entre R$ 4,00 e R$ 4,50.

“Nos últimos anos, o setor local assimilou custos operacionais decorrentes de novas regulamentações, além de aumentos em insumos acima da inflação como rótulos, tampas, lacres e vasilhame. Estamos repassando o mínimo deste impacto ao consumidor”, explica Roberto Serquiz – presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Águas Minerais do RN.

De acordo com informações do sindicato, nos estados vizinhos, os valores são mais altos. No Ceará, por exemplo, o garrafão custa em torno de R$ 6,00 e no Sudeste fica acima de R$ 7,00.

Já no Sul o garrafão de Água Mineral custará ao consumidor final acima de R$ 8,00.

LAMENTÁVEL ACIDENTE

Segundo informações da polícia Rodoviária, por volta de 01h10 a ambulância saiu da cidade de Santa Rita com cinco pessoas com destino a João Pessoa. Ao chegar em frente a empresa Alpargatas o veículo colidiu frontalmente com a moto onde estavam duas pessoas. Os dois ocupantes da motocicleta Wilson Severino Coelho, 30 anos que trabalhava na empresa de Água Mineral Indaiá e Rodrigo Lira Silva, 26 anos que era funcionário da Água Mineral Platina morreram na hora. Lamentamos o acidente dos colegas das Companhias Envasadoras de Água, Indaiá e Platina ocorrido hoje 26.08.10. São as fatalidades da vida. Nossos sentimentos ao familiares enlutados lá no outro lado do Brasil.

COPIAPO MINA NO CHILE

COPIAPO, Chile — A cada 30 minutos, um tubo de metal com água mineral e alimentos industrializados desce através de um duto até os 700 metros de profundidade onde estão os 33 mineiros presos há 20 dias em uma jazida no norte do Chile.

A princípio, o tubo, denominado "pomba", era de plástico, mas foi substituído por outro de metal, de 1,6 metro de comprimento por 12 de diâmetro. Usando um sistema simples de corda e polia, o tubo é baixado para as profundezas da terra, comprovou a AFP.

"Temos melhorado o sistema de envio de pombas, melhoramos sua velocidade e também sua forma, e (agora) sua forma de metal é a terceira versão", explicou Jorge Sanhueza, diretor de sustentabilidade da exploradora de cobre estatal Codelco, empresa que dá apoio aos trabalhos.

Na "pomba" cabem quatro garrafas d'água de meio litro cada e quatro pacotes de biscoito.

"Levamos 30 minutos para baixá-la, subi-la e carregá-la. (Ela) nos permite o abastecimento e manter os mineiros saudáveis", acrescentou Sanhueza.

LAGO ESCONDIDO

Um lago escondido ameaça a vila francesa de Saint-Gervais-les-Bains, que fica ao lado do Mont Blanc, o ponto culminante dos Alpes. A vila tem 3 mil habitantes e é popular entre alpinistas.
Mas entre o pico e a base do vale está um lago escondido sob o gelo glacial. O volume é equivalente a 26 piscinas olímpicas. O suficiente para produzir uma tromba d'água em apenas 15 minutos.
O fenômeno já ocorreu antes, em 1982, quando pelo menos 175 pessoas se afogaram depois que 80 mil metros cúbicos de água escaparam. Por isso, engenheiros estão começando a colocar tubos que deverão descer a 80 metros de profundidade para drenar o primeiro foco de água.
Os engenheiros precisam trabalhar rapidamente pois estão a 3,2 mil metros em um local propenso a avalanches que pode ser acessado apenas de helicóptero.
As temperaturas mais elevadas podem ter contribuído para a criação do lago, mas uma recente onda de frio foi responsável pelo congelamento nas rotas naturais de drenagem da montanha.

Os técnicos ainda não sabem o que acontecerá depois que drenarem a água, mas um plano de evacuação da vila já foi divulgado para a população local prevendo uma possível enxurrada relâmpago.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

QUER REJUVENESCER?

Leia mais sobre alimentação, especialmente alimentos funcionais.

Fonte de proteínas -

Veja opções de alimentos ricos em proteínas e a quantidade de calorias presente em sua composição

Fique sabendo!
As proteínas exercem funções estruturais, reguladoras, de defesa e de transporte em nosso organismo.
Quando se pensa em proteínas, muitas pessoas as relacionam a carnes,




ovos e leite, como suas principais fontes. Esses alimentos realmente são excelentes fontes de proteínas, pois fornecem todos os aminoácidos de que o organismo precisa. No entanto, dependendo da escolha feita, os alimentos de origem animal podem fornecer muita gordura saturada, o que aumenta os riscos de doença cardiovascular.

Por isso, é interessante dar preferência aos produtos com menor teor de gordura,como as carnes magras e o leite desnatado ou semidesnatado, e consumir grãos, nozes, leguminosas e sementes, que também são fontes de proteínas. Esses últimos, porém, não fornecem todos os tipos de aminoácidos e não devem ser as únicas fontes de proteína diárias.

Variar a alimentação proporciona grandes benefícios à saúde e ajuda a prevenir o déficit e o excesso de nutrientes.
Na tabela* a seguir, veja várias opções de alimentos e a quantidade de proteínas e de calorias em sua composição.



Quantidade recomendada
De acordo com a nutróloga Isabela David em artigo publicado no site da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a maioria dos comitês especializados em nutrição recomenda que a quantidade de proteínas para adultos saudáveis seja de 0,8g a 1,2g por quilo de peso por dia.
* O conteúdo da tabela foi retirado do Guia de Alimentação Saudável , da Editora Abril.

Fonte: Guia Veja de Medicina e Saúde (v. 15) e Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Pesquisa:Portal Unimed Florianópolis/SC Designer. Pabla Vieira.

Lembrando quais refeições ao dia: café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar: leve/, ceia se necessário.
Incluam frutas, verduras e legumes isso rejuvenece!
Porções pequenas e saborosas com boas calorias!!! [recebido por e-mail]

TÊM QUE SER RECOLHIDOS

Galões de água com mais de três anos têm que ser recolhidos

Cabe às empresas retirar produtos do mercado e manda-los para reciclagem. Eles não podem ser usados novamente para envasar água.

Talvez você não saiba, mas o garrafão de água mineral também tem data de validade. É bom prestar atenção. Já está valendo a regra que manda retirar do mercado galões com mais de três anos de uso.

Todo mês a família de dona Virgínia Pinheiro consome quatro galões de água . São quase 100 litros para matar a sede de toda a casa. “Decidi há uns vinte anos tomar só agua mineral", diz ela.
Precavida, dona Virgínia sempre verifica a etiqueta com dados sobre o produto. A água tem um prazo para ser consumida. E o vasilhame? Será que tem?

A resposta é sim, segundo o geólogo Sebastião Peixoto, da Superintendência do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral). “O prazo de validade desses galões é de 3 anos após a fabricação”, avisa.

Um estudo feito pelo DNPM determinou o prazo de validade dos recipientes. Os especialistas levaram em conta o desgaste por causa do vai e vem das embalagens vazias e cheias. O prazo para retirar do mercado os garrafões com mais de três anos de uso terminou no fim de junho. Em Goiás, o Procon já começou a verificar se a medida foi cumprida.

Mas o que fazer com o que já está vencido? Segundo a resolução, as empresas engarrafadoras são responsáveis por retirar as embalagens do mercado. Só uma delas já recolheu cerca de 15 mil vasilhames, que agora serão vendidos para a indústria da reciclagem. Vão virar matéria-prima para a produção de outros produtos, como bacias, mas nunca mais deverão ser usado para a fabricação de galões de água.

As empresas dizem que os custos não serão repassados ao consumidor. “As indústiras, em conjunto com os distribuidores, estão bancando a maior parte da troca de garrafões”, garante Romeu Gebim Jr, consultor da Associação Goiana das Indústrias de Água Mineiral.[Bom Dia Brasil]

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

EXIGÊNCIAS ANVISA

EXIGÊNCIAS DA RESOLUÇÃO DA ANVISA:

  1. Os veículos destinados ao transporte de Água Mineral, Água Natural , Água Potável de Mesa e Água Purificada Adicionada de Sais que forem dotados de carroceria aberta devem atender as seguintes disposições:
    1. Possuir lonas e forrações impermeáveis isentas de furos e rasgos que permitam a passagem de água ou poeira, devendo estar limpas, secas e sem odores ou resíduos que possam contaminar a carga ou sujar as embalagens.
    2. As lonas devem ser dispostas bem esticadas para evitar eventual acúmulo de água em superfície.
    3. A totalidade da carga deve ser bem envelopada, revestida e coberta com lona impermeável por fora das guardas da carroceria.
    4. O emblocamento deve ser firme e a amarração deve ser bem feita, usando cantoneira para evitar danos ao produto que pode ser ocasionado pelas cordas.
    5. O empilhamento máximo de carga deve ser feito de maneira a evitar danos nas embalagens.
  2. O veículo deve possuir Certificado de Vistoria Sanitária e esse Certificado deve ser renovado anualmente:
    1. Veículos de outros Estados que realizam o transporte de Água envasada (Mineral, Natural, Potável de Mesa, Purificada Adicionada de Sais) deverão estar em acordo com as especificações técnicas dessa Resolução.
  3. As embalagens com os produtos: Água Mineral, Água Natural, Água Potável de mesa e água purificada adicionada de sais, deverão ser armazenadas em ambientes protegidos do sol e da poeira, com superfície pavimentada e distante de depósitos de lixo;
  4. As embalagens com os produtos: Água Mineral, Água Natural, Água Potável de Mesa e Água Purificada Adicionada de Sais devem ser colocadas sobre paletes ou estrados limpos e secos e em bom estado de conservação. Deve-se manter uma distância mínima de 45 cm das paredes, 25 cm do chão e 60 cm do teto, para facilitar a limpeza do ambiente e evitar umidade;
  5. As embalagens de Água Mineral, Água Natural, Água Potável de Mesa e Água Purificada Adicionada de Sais – vazias ou cheias – deverão ser armazenadas a uma distância mínima de 10 metros de produtos químicos, de produtos que liberem gases, de produtos de higiene, de limpeza, perfumaria, para evitar contaminação ou impregnação com odores estranhos. As embalagens de Água só poderão ser comercializadas em locais que vendem produtos alimentícios. Os postos de gasolina, por exemplo, só vão poder vender o produto dentro das lojas de conveniência;
  6. Solventes, praguicidas, detergentes ou produtos similares devem ser devidamente identificados e guardados em local específico, fora da área de armazenamento do produto Água Mineral, Água Natural, Água Potável de Mesa e Água Purificada Adicionada de Sais;
  7. Os funcionários que trabalham na área de armazenagem e distribuição de Água Mineral, Água Natural, Água Potável de Mesa e Água Purificada Adicionada de Sais devem ser treinados para o manuseio de alimentos e devem obedecer as normas de higiene e apresentação pessoal adequada (unhas curtas, mãos limpas e asseio corporal);
  8. Os funcionários devem manter higiene pessoal e comportamental quando manipular os garrafões;
  9. Fica proibida a venda de produtos que não possuem registro junto ao Ministério da Saúde.

CONTINUAM ENVASANDO...

Por incrível que pareça... até quando vai isso ? Hoje mesmo presenciamos uma carga todinha carregada de Garrafões vencidos... Mas... pelo que pudemos apurar... (felizmente) a mesma não chegou ao destino. pois, certamente a Vigilância Sanitária ou Procon deve ter interceptado-a e retornado para a envasadora. Por quê isso continua acontecendo? Alguém poderia nos explicar?

sábado, 21 de agosto de 2010

MARTELO NELES/NELAS

Isso mesmo! Martelo nos Garrafões/Bombonas Vencido(a)s. É o que estamos fazendo aqui no Oásis Disk-Água (Distribuidora) em todos os Garrafões/Bombonas que chegam fora de validade. Já que algumas envasadoras insistem em continuar usando-os, não aceitando ou trocando os mesmos, então àquelas que aceitam, já recebem-nos quebrados, evitando assim a continuação do envase em Bombonas/Garrafões vencidos. Assim, pensamos estar acelerando o processo de eliminação dos fora de validade no mercado. E após quebrados os distribuidores devolvem às Fontes para serem reciclados. Nosso apoio aos amigos da "Companheiros da Água", grandes parceiros, que estão recolhendo os mesmos e levando-os para a Fonte.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

GELO ARTIFICIAL NO CALOR

Os Esportes de Inverno, tais como patinação no gelo e esqui, podem estar deixando de ser um privilégio dos países do Hemisfério Norte. Cientistas espanhóis descobriram um método de fazer gelo a temperaturas muito mais elevadas do que o 0°C, o que pode facilitar muito a confecção de neve artificial e pistas de gelo a céu aberto em países tropicais, além de diminuir a energia que se gasta com geladeiras e freezers.

Já se havia tentado fazer isso há muito tempo, mas as tentativas haviam falhado, segundo os cientistas, pelo seguinte motivo: o que se procurava era imitar as estruturas químicas hexagonais para se induzir criação de gelo ou provocar cristais de neve. Mas até agora não se achou a substância ideal para isso. O Centro Espanhol de Nanociência e Nanotecnologia, dessa vez, conseguiu: trabalharam com um mineral chamado Fluoreto de Bário (BaF2), e parece que funcionou.

Essa substância tem a estrutura hexagonal necessária para a formação do gelo, mas tinha dificuldades em se manter assim. A vantagem é que, ao contrário das outra substâncias, as moléculas de BaF2 que se soltam do conjunto congelado, com o “derretimento” gradual, tendem imediatamente a se condensar novamente, mantendo a estabilidade desse gelo sintético. E todo esse procedimento pode ser feito ao ar livre, em uma praia de Copacabana, sob um sol de 40 graus.

GARRAFA INCRÍVEL

A invenção que ganhou o Prêmio James Dyson desse ano (na competição nacional da Inglaterra) – se você não sabe, é uma premiação para invenções que têm um ótimo design e facilitam sua vida ao mesmo tempo – é uma garrafa de água que usa raios UV para esterilizar seu conteúdo. A água sai da garrafa completamente livre de qualquer substância suspeita em apenas dois minutos.

Outros métodos para esterilizar a água são os tabletes com base de cloro e iodo que deixam seu refresco com um gosto meio estranho.

A lâmpada UV que vem acoplada na garrafa usa sua energia para iluminar a água. Antes de chegar a esse estágio, a água passa por uma série de filtros presentes, também, na própria garrafa.

Timothy Whitehead, o estudante dedesign que criou a garrafa, conseguiu provar que seu método elimina 99,9% das bactérias presentes no líquido. Se a invenção de Whitehead ganhar a etapa internacional do prêmio Dyson, ela poderá ser produzida e comercializada normalmente.

MAIOR QUEDA D'ÁGUA DO MUNDO

O Brasil se orgulha das Cataratas do Iguaçu, conjunto com mais de 270 quedas d’água, com mais de 80 metros de altura, que servem de fronteiras entre nós, os argentinos e os paraguaios. Apesar de toda essa imponência, não se trata da maior cachoeira do mundo. Esse título está aqui mesmo na América do Sul, mas pertence à Venezuela. É o Salto Ángel (ou Cataratas Ángel), mais de dez vezes mais alto do que as nossas cataratas. No ponto mais alto, água cai de incríveis 979 metros, é quase um quilômetro de queda livre.

O nome foi dado em homenagem a um aventureiro, o americano Jimmy Angel, que em 1937 conseguiu aterrissar com seu avião no cume da montanha da qual corre a água, na qual o avião tombou, mas ele escapou ileso. A altura da queda d’água é tão grande que a corrente líquida se atomiza no ar, transformando-se em uma névoa fria, baixa alguns metros, condensa-se novamente e continua a cair.

Esta conta da altura, 979 metros, parte do topo e conta inclusive as corredeiras íngremes que há na base. A única e maior queda, sem nenhuma interrupção, soma “apenas” 807 metros, mas ainda é a recordista mundial de longe. Apesar de o nome do local ser em homenagem a um aviador americano, toda a natureza ao redor recebe nomes dos indígenas que habitavam a região: a montanha pela qual há a queda chama-se Auyan-tepui, e é alimentada pelo rio Churun.

Apesar da magnífica altura, a água que corre pelo Salto Ángel é considerado um fio de água se comparado com outras cataratas pelo mundo. Até a nossa, do Iguaçu, apresenta maior volume d’água que o Salto Ángel, mas também não temos o tíyulo mundial nesse quesito. A campeã, nesse caso, é a Cascata Inga, na República Democrática do Congo (ex-Zaire), cujas quedas apresentam um volume superior a 45 milhões de litros por segundo.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BRASIL DESBUROCRATIZA

Quinze categorias de alimentos deixarão de ser registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o que prevê a Resolução RDC 27/2010publicada pela Agência no dia 9 de agosto. Dentre os alimentos que passarão a ser isentos de registro estão: palmito em conserva, sal, alimentos para atletas, água mineral e adoçantes dietéticos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ENVASE EM GARRAFÕES VENCIDOS

Conforme e-mail recebido hoje 12/08/2010, do Sr. Oberdan N.V.Júnior, Presidente da ACINAM (Associação Catarinense das Indústrias de Águas Minerais) informando aos distribuidores e consumidores de Água Mineral de 10 e 20 litros retornáveis, que as portarias 387/2008 e 358/2007 editadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral -DNPM - que determinam validade de 03 (tres) anos para Garrafões, encontram-se em plena vigência. (...) Pergunto ao mesmo por quê tem Empresas envasando em Garrafões vencidos?

VOCÊ SABIA?

Que de acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Águas Minerais (Abinam), no país, há mais de 450 indústrias de água mineral e mais de 15 mil revendedores. Só no Estado de São Paulo, segundo a Abinam, são produzidas pelo menos 120 marcas de águas minerais diferentes.

IMPRÓPRIAS PARA O CONSUMO

Atenção! A Vigilância Sanitária de Rio Claro alerta a população para que não compre água mineral natural das marcas apontadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como impróprias para o consumo.

De acordo com resolução de 9 de julho, as empresas fabricantes terão seus produtos apreendidos em todo o território nacional por não apresentarem registro na Anvisa.

O órgão federal apontou irregularidades nas marcas Serra Negra Fontana, da fabricante Mineração Fontana de Serra Negra Ltda; Acqua Única, da empresa Mineradora Santa Maria de Serra Negra Ltda; e Serra Negra Vida, da empresa de Mineração Santana de Serra Negra Ltda.[fonte:jornalrioclaro]

VÍTIMAS NO PAQUISTÃO

“Mais de uma semana após o começo das enchentes, áreas enormes do Paquistão permanecem sem luz elétrica, água limpa e comunicações”, disse Holmes. Segundo ele, são necessários US$ 150,5 milhões para comprar alimentos e outros 110,5 milhões para prover água limpa a 6 milhões de pessoas. Outros US$ 105 milhões são necessários para comprar tendas de plástico para abrigar 2 milhões de paquistaneses e outros US$ 56,2 milhões para atendimento médico emergencial.
“Nós temos uma enorme tarefa pela frente. O número de mortes foi relativamente baixo em comparação a outros desastres naturais, mas o número de pessoas afetadas pelas enchentes é extraordinariamente alto. Se nós não agirmos com rapidez, um número bem maior de pessoas poderão morrer de fome ou de doenças A incidência de doenças provocadas por água poluída, como a diarreia aguda, está crescendo de maneira preocupante”, afirmou.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DEZ LITROS DESCARTÁVEL

Aposta para o verão: O garrafão de dez litros descartável foi pensando nos veranistas que vão para o litoral. “O galão de 20 litros é mais difícil de se levar para a casa de praia, é pesado e ocupa muito espaço. O novo garrafão é mais leve e prático, para facilitar o transporte”, explica o gerente industrial, Luiz Monteiro.

O lançamento da água mineral Vila Nova para o verão deve estar nos supermercados ainda este mês. A chegada antecipada ao mercado tem como objetivo fazer com que os consumidores conheçam e se acostumem com o produto.

A expectativa da empresa é de que sejam produzidos de cinco a dez mil galões de 10 litros ao mês.

Como a empresa se prepara para a estação: A Água Mineral Vila Nova espera que a produção cresça 100% até a próxima temporada. A empresa deve alcançar a produção de um milhão de garrafas ao mês, de 310 ml e 1,5 litros. Já nas bombonas de 20 litros o volume será de 150 mil ao mês.

Para atingir o recorde, a Vila Nova, que hoje tem 30 funcionários, deve crescer 26% com oito novas contratações. As admissões começam em outubro, e a empresa precisa oferecer treinamento.

Mas enquanto trabalha para atender à demanda dos dias mais quentes, a envasadora se preocupa com o restante do ano. Para não sofrer com a queda das vendas no frio, a Vila Nova deve investir em novidades. “Lançaremos uma nova garrafa, com design diferenciado, de olho em um público com maior poder aquisitivo.” [f
onte:A Notícia]

CRIME ELEITORAL

Conforme orientação da Justiça Eleitoral, até mesmo servir Água Mineral engarrafada, bem como comida, em reuniões dos Partidos Políticos, é considerado crime eleitoral. A Justiça já orientou os Srs. candidatos, e se os mesmos forem pegos praticando tal procedimento, os mesmos serão punidos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

NEVE NA SERRA CATARINENSE

Vale registrar que o fenômeno só havia ocorrido em 1996 . E desta vez foi visualizada em aproximadamente 09 (nove) municípios da Serra Catarinense. Aqui em Lages, apenas na parte da Cidade Alta uma pequena quantidade, que não deu prá cobrir telhados, nem campos. Mas é a neve trazendo turistas para a nossa linda e bela Santa Catarina. É só prá ficar marcado que nevou no início de Agosto de 2010. Vejamos quando ocorrerá nevasca novamente.

MARCAS EM VALIDADE

Conforme já publicamos no nosso blogger, trabalhávamos até poucos dias com 06 (seis) marcas de Água Mineral. Lamentamos aos caros clientes por não termos 03 (três) marcas, talvez de sua preferência, devido as mesmas no momento não estarem em dia com a validade dos Garrafões aqui na cidade (coisa passageira). Por outro lado as outras 03 (três) que temos para a satisfação da clientela, todas estão devidamente com bombonas novas na praça, para a nossa e sua tranquilidade. Tão breve esse impasse seja resolvido, estaremos comercializando-as novamente. Lembramos que a Vigilância Sanitária continua intensificando a fiscalização em todos os estabelecimentos, o que é muito bom para a regularização dos Garrafões vencidos. Hoje mesmo constatamos a retirada de água mineral da prateleira de um Supermercado, por estar o mesmo comercializando Água Mineral em Garrafão vencido. Gratos pela atenção e preferência.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ABRIGOS SOL/ÁGUA

O que estaria acontecendo na Av.D.Pedro II em Lages(e outros locais tbém.)? Ao passar pela mesma deparamos com vários Abrigos (Ponto de ônibus) de Sol ou Água da Chuva, totalmente danificados, quebrados os vidros, destruídos? Será que os vândalos não têm outra coisa a fazer? Vamos ter que ver sinalização on-line na Av. D.Pedro II também, para que assim a PM possa acertar as contas com os vândalos. "Educai as crianças e não será preciso punir os homens!" "Os homens são miseráveis, porque não sabem ver nem entender os bens que estão ao seu alcance."[Pitágoras]

terça-feira, 3 de agosto de 2010

VENCIDO NÃO VALE

Conforme já publicamos no início de Julho aqui no Blogger, com o título "Garrafões Velhos", não demorou para que alguém fizesse denúncia à Vigilância Sanitária, a qual notificou um Supermercado daqui de Lages. Pensamos que seja por aí, conforme já publicamos. Já vem tarde demais esse procedimento, pois tem "distribuidores / concorrentes" que continuam comercializando Água Mineral em Garrafões Vencidos. Mas agora que eles fiquem atentos, pois do contrário podem ser também penalizados. Lembramos aos leitores que atentem para a validade dos Garrafões ou Bombonas, que trazem sempre em alto relevo no fundo dos mesmos a data de validade e/ou fabricação. Por isso a importância de você adquirir água sempre com o seu distribuidor confiável. Garrafões fabricados anteriores a Julho/2007 não tem mais validade. Pois de nada adianta você ter em seu Garrafão água novinha, se o mesmo não oferece mais garantia e qualidade à água que nele contém. Nós do Disk Água Oásis prezamos pela sua saúde!

MAU ARMAZENAMENTO

Mau armazenamento pode prejudicar qualidade da água.


De acordo com a engenheira química da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Eliana Gonçalves de Oliveira, quando a água fica armazenada de forma indevida (seja em bombonas vencidas ou expostas ao sol), pode haver a proliferação de bactérias como os coliformes fecais, coliformes totais e bactérias heterotróficas.

Segundo ela, a presença da bactéria pode causar pequenos transtornos de saúde como dor de cabeça e de bariga e diarreia.

“A quantidade de bactérias é suficiente para causar apenas um mal estar leve, nada muito grave”, explica.

Entretanto, se o problema não for o vasilhame, e sim a qualidade da água envasada, os problemas podem ser mais sérios, inclusive com a contaminação por hepatite.

“Mas isso só acontece se não for atestada a qualidade da água envasada, porque algumas empresa, envasam água da torneira e vendem como mineral”, destaca.

VIGILÂNCIA EM LAGES

:: 02/08/2010 | Saúde

Vigilância apreende bombonas

de água com validade vencida




























Na última semana a Vigilância Sanitária (VS) retirou das prateleiras de um supermercado em Lages 49 bombonas de água de 20 litros cada, que estavam com os prazos de validade vencidos.

O estabelecimento foi notificado e os produtos serão recolhidos na próxima semana. As fiscalizações serão intensificadas a partir desta segunda-feira (2).

O comerciante Pedro Klein usa duas bombonas de água por mês em sua empresa. Segundo ele, ao comprar, nunca verificou a data de validade do vasilhame.

“Eu sei que tem um prazo, mas nunca olhei porque confio na empresa que vem na minha loja trazer aágua”, conta.

O que Pedro e muitos outros consumidores não sabem, é que desde 2008, uma portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) determina que estes vasilhames devem ser descartados após três anos de uso.

Através de uma denúncia anônima, a Vigilância chegou ao estabelecimento (que não foi revelado pelo órgão) que estava irregular e comercializava as bombonas sem validade.

De acordo com a gerente da VS em Lages, Regina de Souza Oliveira Martins, o estabelecimento foi autuado, os produtos estão lacrados no local e serão recolhidos das prateleiras na próxima semana.

Ela afirma que o responsável pelo supermercado foi encaminhado à Promotoria de Defesa do Consumidor e pode até responder um processo administrativo.

“Ele recebeu um auto de intimação e a responsabilidade pelo produto vencido que está lá, é toda dele”, comenta.

Segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as bombonas resistem por até três anos aos desgastes com limpeza, estocagem e transporte.

“Quando o limite de uso não é respeitado, pode ocorrer a perda de qualidade e até mesmo acontaminação da água, o que pode trazer problemas para a saúde do consumidor”, explica.


Regina destaca que a data de validade da bombona não é a mesma da validade da água que está no recipiente.

A data de fabricação da bombona é encontrada no fundo do vasilhame e, em algumas embalagens mais novas, há também ao lado, próximo ao rótulo do fabricante, a data de vencimento.

“Nem todos os vasilhames têm data de validade especificada, mas todas têm a data de fabricação e, a partir dela, pode-se calcular o prazo para vencimento”, explica. A validade da água pode ser conferida na tampa que lacra o vasilhame.

A gerente destaca que a partir da próxima segunda-feira (2), a Vigilância Sanitária vai intensificar o trabalho de fiscalização em estabelecimentos distribuidores e comerciais, que vendem produtos do gênero.

“Esta medida será tomada para evitar que vasilhames com validade vencida continuem no mercado”, comenta.

A Vigilância Sanitária, que é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde, recebe em média 35 denúncias de irregularidades por mês.

As denúncias são feitas diretamente na sede da Vigilância, pois o denunciante deve escrever de próprio punho a reclamação, que pode ser anônima.

“O melhor fiscal é o consumidor, que deve verificar o produto na hora da compra e informar quando há irregularidades”, destaca. [fonte:correiolageano]