ESTÁ CHEGANDO MAIS UM ANIVERSÁRIO DO DISK ÁGUA OÁSIS... AGUARDEM AS GRANDES NOVIDADES...

O QUE VOCÊ PROCURA SOBRE "AGUA" MINERAL ESTÁ AQUI! "Sua saúde passa por aqui!
*" Confiança não se compra, nem tem preço, por isso todos preferem - Oásis Disk Água. O Disk 10. "
*2015 vai ser um ano repleto de saúde, realizações e sucesso.
*O calor chegando... dá-lhe verão..., vamos tomar água. E em 2015 que acaba de chegar... muita água mineral.

OÁSIS: 18 ANOS LEVANDO SAÚDE PELA ÁGUA PRÁ VOCÊ. FELIZ ANO DE 2015.


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

4 MARCAS REPROVADAS

Avaliação realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) constatou resultado preocupante na água de galões de 20 litros. No mais recente estudo do órgão, quatro das 16 marcas analisadas foram reprovadas por riscos de contaminação, além de problemas nos rótulos. As empresa contestaram o estudo - veja abaixo.
A avaliação do Proteste apurou problemas nos rótulos. Apenas seis marcas informavam sobre a validade após a abertura do galão. Mas o mais preocupante é a qualidade da água que consumimos - apesar de todas serem consideradas potáveis.

A presença de micro-organismos e bactérias foram constados nas marcas Água da Pedra, Crystal-Fonte Del Rey, Fonte Ijuí-Levíssima e Mata Atlântica.

Nas marcas Água da Pedra e Fonte Ijuí - Levíssima, o órgão detectou a presença de uma bactéria chamada Pseudomonas, cuja contaminação pode ocorrer tanto na fonte quanto nos equipamentos usados desde a captação da água até o envase.

Por último, foi identificado em um dos lotes da Crystal - Fonte Del Rey contaminação por coliformes totais - que indicaria, segundo Proteste, falhas nas condições de higiene durante os procedimentos de limpeza, captação e embalagem.

Segundo a bióloga Fernanda Ribeiro, pesquisadora do Proteste, os resultados serão encaminhados às empresas para que elas tomem medidas necessária. “Isso provavelmente é fruto de uma falha nos processos de envase, esses produtos não devem estar no mercado.”

O Proteste não divulga o laboratório em que são realizados as análises. Segundo o órgão, essa é a forma de manter a independência dos testes.

O professor da Faculdade de Saúde Pública da USP José Luiz Mucci afirmou que, em todos os casos, os riscos de doença não são altos, mas a presença das substâncias demonstram impureza do produto. “Isso não deveria estar lá, provavelmente faltou cuidado com o manuseio”, diz ele. “O Pseudomona é o único que é um patogênico, um organismo de veiculação hídrica que pode causar diarreia e desconfortos”, diz ele. O excesso de nitrito no organismo pode causar a metahemoglobinemia (chamada de "síndrome do bebê azul") em recém-nascidos e mesmo em adultos com deficiências enzimáticas.

As marcas que aprovadas foram a Baviera de São Lorenço, Santa Catarina, Cascataí, Superlev, La priori, Imperatriz, Nova Friburgo, Ouro Fino, Lindóia, Mil Fontes, Serra dos Órgãos e Indaiá.

As marcas em negrito são comercializadas por Oásis Disk-Água Mineral. Portanto os caros clientes podem ficar tranqüilos, pois foram aprovadas pela PROTESTE.

Divulgamos abaixo, correção de resultados emitidos pela PROTESTE, e enviado ao nosso Blogger.

Proteste corrige resultados de teste de água de galão

A PROTESTE Associação de Consumidores informa que, por falha do laboratório que fez as análises, na avaliação de garrafões de 20 litros de água mineral , divulgado em 1º de setembro, foi informado erroneamente a presença de contaminante além do limite (nitrito) na Água Atlântica. O lote de água mineral Mata Atlântica analisado não tem nitrito, e tem um quantidade baixíssima de nitrato. Com base nos dados corretos da avaliação este produto ficou em terceiro lugar na tabela, com pontuação 95, entre as melhores classificadas. A análise corrigida está no site da PROTESTE (www.proteste.org.br). Na próxima edição da revista ProTeste haverá uma errata com a nova classificação do produto.

O primeiro resultado enviado pelo laboratório à PROTESTE apontava 1,45 mg/L de nitrito. O limite da legislação é de 0,02 mg/L de nitrito. No entanto, o resultado correto do laboratório é < style="line-height: normal; "> acima do limite nas amostras avaliadas. Estão corretos os demais resultados das avaliações que detectaram problemas nos rótulos e contaminação por micro-organismos em três das 16 marcas analisadas. Foi detectada contaminação por coliformes totais nas marcas Crystal Del Rey , e por pseudomonas aeruginosa na Água da Pedra e Fonte Ijuí Cristaux.

A boa notícia é que nas marcas com problemas os testes foram refeitos e em novos lotes não foram detectadas contaminações. A validade dos lotes analisados já venceu, o que significa que já não estão mais no mercado.Na Água da Pedra o lote com problema foi o 2402101322, cuja data de fabricação era 24/2/2010, e a validade já venceu em 24/6/2010. A Crystal Fonte Del Rey analisada foi envasada em 19/2/2010, com validade por dois meses.O número do lote não era informado na embalagem. A Fonte Ijuí Levíssima foi envasada em 11/2/2010, com validade de 90 dias, lote 1532.

A presença de coliformes totais não significa exatamente que exista contaminação fecal na água, mas que houve falhas nas condições de higiene durante os procedimentos de limpeza e sanificação, captação e embalagem. Isso pode acontecer ainda mais no caso dos garrafões retornáveis, quando a inspeção, limpeza e desinfecção são negligenciadas.

A contaminação de Pseudomonas pode acontecer tanto na fonte quanto nos equipamentos usados desde a captação da água até o envase. Quando a contaminação se dá pela transferência de bactérias dos equipamentos para a água, constitui-se uma falha de processo.

A água mineral envasada não é 100% estéril. Ao ser retirada de um aquífero, ela perde grande parte de suas bactérias e matérias orgânicas em supensão, que estavam nas superfícies das rochas por onde ela passou.

Além da rotulagem, foi checado na parte de microbiologia se havia nas águas micro-organismos contaminantes que oferecessem riscos à saúde. E foram feitas análises físico-químicas para medir os índices de PH da água e quantidade de mineralização.

As 16 marcas avaliadas foram: Baviera de São Lourenço ; Santa Catarina; Cascataí; Superlev; La Priori ; Imperatriz; Nova Friburgo; Ouro Fino; Lindóia;

Milfontes; Serra dos Órgãos; Indaiá; Água da Pedra; Crystal Del Rey;Fonte Ijuí Levíssima e Mata Atlântica.


Nenhum comentário: