A lavadeira e o lavrador
(João do Vale e Ary Monteiro)
Eu vi a lavadeira pedindo sol
E o lavrador pra chover
Os dois com a mesma razão
Todos precisam viver...
...Só uma força de cima
Controla a situação
Um povo querendo inverno
Outro querendo verão...
(No Maranhão chove no inverno, faz sol no verão)
eas no país.
São Luiz do Maranhão sediou no período de31/08 a 03/09 o XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas.
Todo o Estado do Maranhão é constituído por uma bacia sedimentar e apresenta chuvas regulares de até 1600 mm/ano, daí porque parte significativa da população urbana é abastecida por águas subterrâneas. Se 70% do uso urbano depende deste tipo de manancial, no que se refere ao rural, pode-se afirmar que pelo menos 50% do consumo humano é atendido por água subterrânea.
João do Vale, o poeta do povo, eleito pelo próprio povo, o maranhense do século XX, tem suas razões quando diz que "todos precisam viver..."
Se de um lado há "uma força de cima que controla a situação", através das generosas precipitações pluviométricas, aqui em baixo os depósitos rochosos porosos acumulam essas águas. E aí, o que vêm de baixo nos atinge. E nos atinge tanto, que precisamos nos organizar para usar racionalmente este recurso natural aparentemente abundante, mas que é finito.
A ÁGUA SUBTERRÂNEA, este patrimônio natural da humanidade, que atualmente está ameaçado precisa ter de nossa parte cuidados especiais. Por isso foi implementada a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Cabe-nos agora, em cada unidade da federação nacional, instituir uma Política Estadual de Recursos Hídricos. No bojo desta política haverá de se incluir estímulos para a pesquisa e para a capacitação de recursos humanos, além de se prever condições para a criação de órgãos gestores de recursos hídricos capazes de exercer tamanha responsabilidade.
Em 1997 e 1998, sucessivamente, realizou-se em São Luis, também sob a promoção da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, como agora, os seminários Água Subterrânea: Um patrimônio ameaçado, sob o tema central: "O que vem de baixo nos atinge".
Na época, a intenção era fazer um chamamento, para que fossem criadas condições necessárias para, com uma legislação adequada, administrarmos este insumo imprescindível para o desenvolvimento sustentável: A ÁGUA SUBTERRÂNEA.
Convocamos então todos os profissionais de água subterrânea, as autoridades e a população em geral, para a discussão destas importantes questões, com o tema Águas Subterrâneas: Um Patrimônio Natural da Humanidade, a ser desenvolvido durante o XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas - XVI CABAS.
Concomitantemente ocorrerão também o XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a quinta edição da Feira Nacional da Água - FENÁGUA.
Com a pretensão de encontrar espaços "para todos viverem" a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas - Núcleo Ceará e seus representantes no Maranhão, sentir-se-ão honrados com sua presença, condição necessária para o êxito dos eventos.
A Comissão Organizadora do XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, do XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e da V FENÁGUA - Feira Nacional da Água, juntamente com o povo afável e alegre de São Luís do Maranhão, aguardam a sua participação.
Sejam todos bem vindos! [Fonte:www.abas.org]
Nenhum comentário:
Postar um comentário